Home » Destaques » A verdadeira história da música Ragatanga

A verdadeira história da música Ragatanga

Em tuíte com mais de 32 000 curtidas, rapaz decidiu explicar o “verdadeiro” significado da música Ragatanga, que também fez sucesso com o trio Las Ketchup

Se você cresceu nos anos 2000, provavelmente já dançou muito (e ainda dança) ao som de Ragatanga, hit do grupo Rouge. O que você talvez não saiba é que a música é uma versão para “Aserejé”, do trio Las Ketchup — as duas canções foram lançadas em 2002, fazendo um sucesso tremendo no Brasil e no mundo e, até hoje, ninguém sabe o que as palavras aparentemente desconexas do refrão significam.

 

Pois é, todo mundo canta o “aserehe ra de re”, mas ninguém sabe o que os sons representam. Até agora. Na terça (19), o usuário do Twitter @Kueaff explicou o que o refrão significa: “Eu vou me dar ao trabalho de explicar o ‘Asereje’, porque as pessoas pensam que ela não tem sentido mas, na verdade, ela faz um tremendo sentido!“, escreveu o rapaz no tuíte que já tem mais de 32 000 curtidas em apenas uma semana. 

Voy a tomarme el trabajo de explicar el Aserejé, porque la gente piensa que no tiene sentido, y tiene un montón de sentido *thread*

Fãs brasileiros, não se preocupem: “Asereje” e “Ragatanga” são essencialmente a mesma música e a explicação do rapaz não perde o sentido na tradução do espanhol para o português. Tudo começa com a primeira frase: “Olha lá quem vem virando a esquina! / vem Diego com toda a alegria, festejando“. Ou seja, o rapaz chamado Diego é a estrela da composição, a música é sobre ele — argumenta o internauta perspicaz.

Com a lua em seus olhos, roupa de água marinha“, a música descreve Diego. @Kueaff argumenta que isso significa que o rapaz tinha usado algum tipo de entorpecente e não tinha muito controle do que estava fazendo. “E com magia e pura alma / ele chega com a dança / possuído pelo ritmo ragatanga — agora, Diego chegou ao clube para dançar. Diego, por algum motivo, é amigo do DJ da balada e ele toca sua música favorita: “E o DJ que já conhece/ toca o som da meia-noite para Diego, a canção mais desejada“. 

La letra empieza “mira lo que se avecina a la vuelta de la esquina, viene Diego rumbeando”
Ok el personaje principal es Diego

“Con la luna en las pupilas, y en su traje aguamarina van restos de contrabando”
Es decir, Diego estaba muy muy drogado

E qual a música favorita do Diego? “Rapper’s Delight”, do trio americano Sugarhill Gang, música lançada em 1980. A letra inicial da música é: “I said a hip hop / hippie to the hippie / the hip, hip a hop, and you don’t stop, a rock it out / bubba to the bang bang boogie, boodie to the boogie / to the rhythm of the boogie the beat“. Assim não faz sentido, certo? Mas você já ouviu a música?

Assista: 

Sim, é exatamente o mesmo ritmo do refrão de Ragatanga e Aserejé. Mas, como o Diego tinha usado muito entorpecentes, ele não conseguia cantar direito e apenas balbuciava: “Aserehe ra de re / de hebe tu de hebere seibiunouba mahabi / an de bugui an de buididipi“.

Assista: 

E, se você ainda está na dúvida, basta assistir ao clipe de “Aserejé”, do trio Las Ketchup.

No Twitter, os fãs de Rouge já foram impactados pela verdade sobre a composição — e muitos concordam com a teoria do internauta. Mas também teve gente que disse que já tinha resolvido o “mistério” da música, e que dá até para encontrar a história na Wikipedia. Será? Confira a repercussão: 

Acabei de ver uma parada que interpreta e explica a música ragatanga e to berrando kkkkkkkkkk

E eu aqui pensando q ragatanga era uma musica sem sentido

você entende que está mesmo sem job quando, às 18:22h, está lendo o significado da letra de Ragatanga

como assim vcs nunca tinham percebido que ragatanga é quase um sample de rapper’s delight???????????

Chocado em saber o “verdadeiro” significado do refrão de “Ragatanga”, da Rouge. Hahaha 

Divertido o pessoal chocado por que descobriu hoje a origem do Ragatanga.