Home » Destaques » Alerta para chuva forte nos estados do RJ, ES e MG

Alerta para chuva forte nos estados do RJ, ES e MG

Agência Climatempo alerta para temporais nos estados do RJ, MG e ES. É alto o risco de ocorrência de chuva forte e volumosa em áreas da Zona da Mata 

Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, além do litoral norte de São Paulo podem se preparar para mais chuva e temporais. As áreas de instabilidade estão ganhando força e se espalham mais por grande parte do Sudeste nesta quinta-feira (22).  Os três estados ficam em alerta para volumosa, novamente com potencial para causar transtornos.

 

Os temporais já começaram nesta quarta-feira: 

Alerta de chuva volumosa

Uma frente fria está em formação e avança pelo litoral do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Juntamente com a circulação de ventos pelo interior do Brasil, vai colaborar para o crescimento de nuvens bastante carregadas. O risco de temporais é alto no Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo. 

 

Os meteorologistas alertam para grandes acumulados de chuva especialmente sobre a Zona da Mata mineira e o centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, a região serrana e a Costa Verde, em cidades como Angra dos ReisParaty e Resende. A quinta-feira já deve começar debaixo de chuva nestas áreas com uma situação meteorológica semelhante à semana passada. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. 

 

Nesta quinta-feira, também há risco de chuva intensa para a Grande Belo Horizonte, além das outras áreas do estado de Minas Gerais. A chuva tende a aumentar, com risco de chuva forte principalmente no sul do Espírito Santo, mas a Grande Vitória e outras áreas já poderão ter pancadas de chuva com raios de moderada à forte intensidade.

 

Litoral norte paulista com risco de chuva forte

No estado de São Paulo, a intensificação da chuva está sendo esperada para o litoral norte. A quinta-feira será de alerta para chuva forte também com grandes acumulados no período de 24 horas, incluindo regiões como São SebastiãoUbatuba e Ilhabela. A chuva vem com potencial para causar alagamentos.

 

Já nas outras áreas do estado de São Paulo, as áreas de instabilidade tendem a diminuir. O tempo seca em todo o centro-oeste e sul paulista e outras áreas poderão ter rápidas pancadas de chuva. Na Grande São Paulo, o dia será com sol e muitas nuvens e só há previsão de chuva fraca a noite com a intensificação dos ventos marítimos.

Foto: Breno Henrique. O céu em João Monlevade/MG anuncia chuva forte em toda região. Foto: Breno Henrique..

Tendência de mais chuva

A frente fria avança para o litoral do Espírito Santo na sexta-feira (23) e a chuva ganha força em todo o estado capixaba. Minas Gerais e o Rio de Janeiro também vão continuar com pancadas de chuva e risco de novos temporais. O estado de São Paulo vai terminar a semana com predomínio de tempo firme e pouca chuva.

 

Alerta para chuva volumosa no RJ, MG e ES. Confira: 

Alerta de chuva volumosa na Zona da Mata de MG

Ainda segundo a Climatempo é o alto risco de ocorrência de chuva forte e volumosa em áreas da Zona da Mata de Minas Gerais no período entre a noite da quarta-feira, 21 de fevereiro, e a noite da sexta-feira, dia 23. A chuva mais volumosa e com maior potencial para transtornos é esperada para quinta e sexta-feira, 22 e 23 de fevereiro. Há potencial para enxurrada, inundações e alagamentos. O risco destes problemas ocorrerem é maior agora, pois vários rios estão com nível acima do normal e os solos estão encharcados em vários locais, com o grande volume de chuva que já caiu desde o início de fevereiro.

Alerta de chuva volumosa no RJ

A Climatempo alerta para uma nova situação meteorológica favorável a ocorrência de chuva forte e volumosa em áreas do centro-sul do estado do Rio de Janeiro no período entre a tarde da quarta-feira, 21 de fevereiro, e a noite da sexta-feira, dia 23. A chuva mais volumosa e preocupante é esperada para quinta e sexta-feira, 22 e 23 de fevereiro. Vários locais na região de Paraty e de Angra dos Reis, da região de Resende, do Grande Rio, incluindo a cidade do Rio de Janeiro e cidades serranas poderão receber grandes volumes de chuva com potencial para enxurrada, inundações e alagamentos. O risco destes problemas ocorrerem é maior agora, pois todas estas áreas já tiveram recentemente eventos de chuva extrema há cerca de 10 ou 15 dias, que deixaram os rios com nível acima do normal e solos encharcados.

 

Fonte: Climatempo / Por Maria Clara Machado  / Joselia Pegorin

Veja também

Chuvas diminuem em todo RJ no fim de semana

Agência Climatempo diz que as nuvens de chuva se afastam para o mar. Norte e …

Carnaval Tombos 2018- Veja como foi o domingo II

Veja como foi a folia na terceira noite do Carnaval Tombos 2018, no desfile da …

Carnaval Tombos 2018- Veja como foi o domingo I

Tombos confirma a tradição e se destaca com um espetáculo de alegria, beleza e animação. …