Home » Destaques » Ampla tem novo reajuste de tarifa

Ampla tem novo reajuste de tarifa

Contas de luz aumentam 6,91% á partir da próxima terça-feira, dia 15. Ampla tem 2,6 milhões de consumidores no Rio de Janeiro

BRASÍLIA – A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira reajuste de 6,91% das tarifas residenciais da Ampla, distribuidora que atende a 2,6 milhões de consumidores nas regiões metropolitanas de Niterói e São Gonçalo e nos municípios de Itaboraí e Magé, no Rio. A alta entra em vigor na próxima terça-feira, dia 15.

charge energia
O aumento foi menor do que o reajuste ordinário do ano passado, de 35%, seguindo tendência de encolhimento dos aumentos neste ano. Entre os fatores que colaboraram para essa redução do aumento, estão os menores custos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a redução da tarifa de Itaipu em 2016.

Segundo levantamento da área técnica da Aneel, 30,6% do custo da tarifa da Ampla corresponde à soma dos tributos, ou seja ICMS e PIS-Cofins. Outros 15,6% correspondem a encargos setoriais. O restante é distribuído entre os custos de geração, transmissão e distribuição.

O diretor de regulação da Ampla, José Alves, destacou que o reajuste ficou abaixo da variação dos índices de inflação nos últimos tempos e disse que o aumento foi “razoável”, por repor desequilíbrios financeiros verificados pela empresa no passado.

— Ficou em linha com o que esperávamos. Esperamos que não tenhamos grandes variações nas tarifas neste ano como no ano passado — disse Alves.

A Ampla registrou, nos últimos meses, um aumento do percentual médio de inadimplência em sua área de atuação, de cerca do nível histórico de até 1,8% para 2,5% daqueles com dívidas vencidas há mais de 60 dias, o que levou a empresa a promover feirões de renegociação de dívidas.

furto energia ampla 450

— O aumento da inadimplência é uma questão nacional, consequência da crise econômica e do aumento de desemprego, e esperamos que seja transitória — disse Alves.

A concessionária atende 66 municípios no estado do Rio e 2,6 milhões de unidades. Para clientes de alta tensão, que inclui grandes indústrias, o aumento será de 7,89%, enquanto para os de baixa tensão pode chegar a até 7,15%.

aumento-conta-de-luz

Fonte: O GLOBO

POR DANILO FARIELLO

 

São Março1 São Março2

Veja também

Governo deve vetar reajuste das aposentadorias

Governo esperava apenas manter a política de reajuste do salário mínimo entre 2016 e 2019, …

Mesmo com queda nas vendas, montadoras aumentam preços

Queda nas vendas e pátios lotados não inibem montadoras que reajustam preço dos veículos novos …

Tarifa de energia da Ampla será reduzida para 37,34%

  Com a redução, que entra em vigor no dia 15, o aumento médio da …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: