Home » Destaques » Após quase 36 horas inoperante, sistema da CEDAE/Natividade é restabelecido

Após quase 36 horas inoperante, sistema da CEDAE/Natividade é restabelecido

Cerca de 36 horas após ter sofrido uma pane, ocasionada pelo excesso de lixo no Rio Carangola, o sistema de bombeamento de água brutas da CEDAE, foi restabelecido em Natividade no início da manhã deste domingo (30).

Lixo-Rio

De acordo com os responsáveis pela empresa, foi preciso que mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes, realizassem a limpeza das válvulas que ficam submersas cerca de cinco metros abaixo da lâmina de água.

Desde as 9h, as duas bombas que enviam o líquido até a estação de tratamento estão funcionado com 100% de sua capacidade. A previsão é de que o abastecimento esteja completamente normalizado nas próximas 24 horas.

– Já estamos com toda a capacidade. No entanto os reservatórios das casas estão vazios. E para que a cidade seja totalmente abastecida, será preciso de um prazo de aproximadamente 24 horas. Locais mais baixos começarão a receber água nas próximas horas. É importante que a população continue a economizar, até que todos estejam abastecidos, – disse um dos técnicos.

RELEMBRE O CASO:

O excesso de lixo, composto por restos de vegetação, garrafas pet, entre outros, que desce pelo Rio Carangola começa a gerar transtornos em Natividade. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), o sistema de captação de águas brutas teve seu funcionamento interrompido durante esta sexta-feira (28), causando desabastecimento praticamente em toda a cidade. Nossa equipe esteve na estação da empresa durante a manhã deste sábado (29) e constatou que o problema persiste. Não há previsão para a normalização do serviço.

– A grande quantidade de lixo que desce do Carangola, está entupindo a válvula da bomba, obrigando o desligamento do sistema. Um mergulhador realizou a desobstrução ontem, mas cerca de duas horas depois, já havia entupido de novo. Estamos aguardando a volta desse profissional para realizar o trabalho mais uma vez. Portanto, a orientação é que a população procure economizar água o máximo que puder. Enquanto este monte de lixo continuar descendo, teremos problemas, – disse um dos servidores da estatal.

Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Vanderson Garcia/Rádio Natividade

Veja também

Chuvas diminuem em todo RJ no fim de semana

Agência Climatempo diz que as nuvens de chuva se afastam para o mar. Norte e …

CODESP: Divulgados detalhes do Processo Seletivo

A Gualimp, responsável pela realização das provas do Processo Seletivo para o CODESP, divulgou detalhes sobre …

Coluna do Leitor: Estiagem – Não vou culpar o Santo

De quem é a culpa pela estiagem que castiga as regiões Norte e Noroeste fluminense? …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: