Home » Notícias » Aterro Sanitário de Campos já atende a 5 municípios das regiões norte e noroeste

Aterro Sanitário de Campos já atende a 5 municípios das regiões norte e noroeste

Campos sai na frente de 90% das cidades brasileiras no tratamento adequado do lixo. 

Além de Campos, o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) de Conselheiro Josino, mais conhecido como Aterro Sanitário, localizado na Região Norte do município, também está recebendo os lixos coletados de cinco cidades da região. São elas: São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Lage do Muriaé, Miracema e Itaperuna, que foi incluída na última segunda (04), no dia em que entrou em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

aterro-2

Segundo o subsecretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Carlos Morales, Campos sai na frente de 90% das cidades brasileiras no tratamento adequado do lixo. “Cidades como Brasília e Niterói ainda não possuem aterro sanitário. Creio que estes municípios terão que assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para que possam ganhar mais um prazo de adequação ao PNRS, já que entrou em vigor esta semana”, comentou.

Morales ressaltou que as prefeituras de outros municípios das Regiões Norte e Noroeste Fluminense estão encaminhando os lixos coletados para o aterro de Campos através de contrato direto com a Concessionária Engenharia Ambiental. O CTR tem vida útil de 30 anos e tem recebido uma média de 13 mil toneladas de resíduos sólidos por mês, o que ainda corresponde de 35 a 40% da capacidade mensal. De acordo com a concessionária, o aterro foi projetado para atender todos os municípios das Regiões Norte e Noroeste Fluminense.

Fonte: Campos 24HORAS /Fotos:Secom