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Ayrton Senna – 20 anos sem o nosso campeão

Leandro Fernandes
Leandro Fernandes

   Começamos hoje uma coluna que tem como objetivo escrever sobre automobilismo ( Formula 1, Formula Indy, Stock-Car e outras categorias….), se aproximando do dia 1º de maio é inevitável não lembrar do Ayrton Senna  visto que este ano faz 20 que Ayrton nos deixou, mas também fazem 30 anos que ele entrou na formula 1, é sobre este ano de 1984 que falarei abaixo.

O cenário era Jacarepaguá e o dia, 25 de março de 1984, um domingo que abriu o Mundial de F1. E foi na pista carioca, que sequer existe mais, que testemunhou também a estreia do piloto que até hoje é considerado um dos grandes de todos os tempos. Tão vitoriosa quanto polêmica e relativamente curta, a passagem do brasileiro pelo Mundial teve início dentro de um carro branco, azul e vermelho de uma equipe pequena, de pouca envergadura, perto das poderosas Brabham, Ferrari, Renault, McLaren e Lotus dos anos 80.

O então Campeão da F-Ford e da então bastante prestigiada F3 Inglesa,  chegou a testar com a Williams em 1983 (o mesmo carro que o mataria em 1994), visando uma vaga na temporada seguinte (1984), mas não deu certo. Ayrton tentou também outras equipes a McLaren, a Brabham. E nada. O brasileiro acabou encontrando um bom acordo com a modesta Toleman, para estrear na formula 1 aos 24 anos.

Dono de uma personalidade forte, de uma postura altamente profissional e um patrocínio de investia U$ 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Dólares) por temporada do Banco Nacional, Ayrton assinou como primeiro piloto do time, já exigindo prioridades técnicas, tendo como segundo piloto o Venezuelano Johnny Cecotto.

Ayrton se classificou para o GP do Brasil no 16º lugar do grid. A pole-position, conquistada no dia anterior, era de Elio de Angelis, com a Lotus, com a marca de 1min28s392, com uma média de velocidade de 204,9 km/h. Já o tempo registrado por Senna foi de 1min33s525, 5s1 mais lento que o ponteiro, portanto.

O calor intenso do verão do Rio de Janeiro provocou muitas quebras naquele dia, e a estreia de Senna durou apenas oito voltas. O brasileiro foi o primeiro a abandonar a corrida, com problemas no turbo, quando estava em 16º, depois de ter conseguido brigar pelo 13º posto nas primeiras voltas.

A etapa carioca da F1 foi desgastante e longa. No fim, Alain Prost, o rei do Rio, fez jus ao apelido que mais tarde lhe deram, e venceu o primeiro GP daquele ano, no retorno à McLaren. Era apenas o décimo triunfo no Mundial do francês, que se tornaria ainda o maior rival de Senna na F1. Keke Rosberg cruzou a linha de chegada em segundo, enquanto De Angelis completou o pódio. Piquet também deixou a prova com problemas de motor.

A segunda prova daquele campeonato de estreia de Ayrton foi um pouco melhor. Ele largou em 13º e terminou na zona de pontos, com o sexto lugar na África do Sul. O resultado se repetiu na Bélgica, na terceira prova. Depois, a F1 desembarcou em San Marino, onde curiosamente Senna sequer conseguiu tempo suficiente para colocar o Toleman no grid.

Aí veio a corrida na França, e nova falha do turbo tirou Senna da disputa. A maré mudou em Monte Carlo. Foi pelo estreito e atrevido traçado do GP de Mônaco que Senna finalmente brilhou na F1. Depois de largar em nono, a chuva que desabou sobre o Principado provocou uma corrida cheia de acidentes.

Reconhecidamente talentoso no molhado, Senna veio recuperando posições até alcançar o segundo posto. Prost liderava, com grande vantagem. Mas a chuva aumentou, e a direção de prova decidiu encerrar a corrida com 31 voltas completas. Era o primeiro pódio de Senna na F1.

O calendário, então, levou os pilotos para o Canadá. Lá, Senna alcançou um sólido sétimo posto. Aí vieram duas provas em sequência nos EUA, Detroit e Dallas. Dois abandonos, um por acidente e outro por uma falha mecânica, respectivamente, ocorreram.

Na volta à Europa, Senna retomou o bom desempenho e conseguiu seu segundo pódio naquele ano. Foi o terceiro lugar em Brands Hatch, com vitória de Niki Lauda. Na reta final da temporada, viveu mais quatro provas desastrosas nos GPs da Alemanha, Áustria, Holanda e Europa, disputado em Nürburgring. Não completou nenhuma, devido a acidentes e problemas mecânicos.

Entretanto, o fim da temporada terminou de forma mais competitiva. No Estoril, palco da primeira vitória de Senna na F1 dois anos mais tarde, o piloto obteve um novo pódio, novamente em terceiro. O triunfo foi de Alain Prost, que acabou perdendo o título de 84 para Niki Lauda por meio ponto.

Ayrton Senna competiu na F1 entre 1984 e 1994, defendendo quatro equipes ao todo. Foi tricampeão e morreu em consequência de um acidente durante o GP de San Marino, na pista de Ímola, há 20 anos.

Números  do  Ayrton Senna.

Temporadas 19841994
Equipes 4 (Toleman, Lotus, McLaren e Williams)
GPs disputados 162 (161 largadas)
Títulos 3 (1988, 1990 e 1991)
Vitórias 41
Pódios 80
Pontos (610)1 614
Pole positions 65
Voltas mais rápidas 19
Ayrton Senna  em uma corrida na Europa Portugal
Ayrton Senna em uma corrida na Europa Portugal

Leandro Fernandes Lima

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3 comentários

  1. Sabe tudo de automobilismo esta fera! Será uma grande aquisição para o Blog!

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