Home » Coluna do Rabugento » Carta pra Julinha

Carta pra Julinha

sol

Daqui uns dias vai nascer a Júlia, minha filha. Resolvi deixar uma carta pra ela, pra quando ela aprender a ler:

Minha filhinha amada, estamos ansiosos te esperando!

Tentamos deixar tudo pronto pra sua chegada, pra você não estranhar muito, e quem sabe até gostar.

O mundo aqui fora é bem complicado, mas tem coisas legais, você acaba se acostumando. Um amigo do papai disse que o mundo “não é grande coisa, mas é o melhor que pudemos fazer”. Gostei da explicação.

Escolhemos um nome bem bonito pra você: Júlia. É um nome que está na moda. Temos moda pra tudo. Sua avó Beth sugeriu outro nome, mas muito ruim. Um dia ela vai te contar, e você vai me agradecer.

Seu quarto está pronto. Você vai dormir em um berço, é bem maior que a barriga da mamãe, e um pouco mais frio. Mas você vai ter roupas quentes e boas cobertas. É triste, mas muitas crianças não têm essas coisas, e sentem frio e fome. Tem algumas pessoas trabalhando pra resolver isso, mas muita gente reprova. Dizem que “não se pode dar o peixe, tem que ensinar a pescar”. Nosso mundo é cheio de gente ruim e indiferente.

Você vai ter alguns bons amigos. Vai conhecer muita gente, mas não pode confiar em quase ninguém.

Aqui fora é uma eterna competição. Da hora que você nascer, até o fim da vida, você terá que aprender coisas novas todos os dias. No começo é mais difícil, tenha sempre paciência. Vai aprender a respirar, comer, dormir sem o calor da mamãe, arrotar e um monte de coisas.

Depois que estiver craque em tudo, vem outras: falar, andar, usar o banheiro.

A gente vai ficar igual uns retardados pedindo pra você dizer coisas que já sabemos, como os nomes das cores ou dos bichos. Dizem que é pra estimular você, então não repare, tá? E colabore sempre que possível.

Aqui em casa, no começo, vamos morar eu, você, a mamãe e o Conca. Seu irmão Marcus disse que vem no fim do ano também. Ele já é grandão.

Você vai gostar do Conca. Sempre quer brincar, e tem o pêlo macio, bom de fazer carinho. Se der mole, ele lambe o rosto da gente. Mas é bom também. Aqui em casa ele é o único que não trabalha fora, só fica vigiando a casa quando a gente sai.

Todos temos que trabalhar, mas antes tem que se preparar muito. Então você vai passar muitos anos estudando um monte de coisas chatas. Mas dá pra fazer outras coisas legais também, como aprender música ou natação. Papai joga futebol muito bem.

Aqui em casa todos torcemos pro Fluminense. Não me decepcione, heim!

Mamãe vai insistir pra você comer um monte de coisas sem graça, que ela chama de saladas e legumes. É melhor obedecer, parece que vai ajudar pra sua saúde ficar sempre boa. A pior coisa aqui fora é ficar doente, ninguém gosta. Embora que não precise ir pra escola.

Ela vai dizer também que Coca-cola faz mal. É só excesso de zelo dela, você pode beber de vez em quando. É muito gostoso e faz a gente se sentir bem.

Nisso o mundo aqui fora é bem traiçoeiro: tudo que é bom pode fazer mal se consumido em excesso. Espero que possamos te ensinar isso na medida certa.

Venha sem medo, iremos de proteger de tudo o que estiver ao nosso alcance. Aproveite bem a gente enquanto estivermos aqui, pois um dia a gente morre. Só isso é pior do que ficar doente. Mas esperamos que isso demore bastante. Nunca estamos preparados pra morrer, e nem pra sofrer com a morte das pessoas boas. Disso não sabemos como poupar você, mas nos esforçaremos para minimizar seus sofrimentos.

Saiba que você foi concebida com amor. Vamos brigar com você muitas vezes na sua vida, e sempre vamos dizer que é pro seu bem. Pena que você só vai entender isso quando já estiver crescida.

Mas o fato é que já te amamos antes de você nascer.

Um beijo do papai, torço para que você consiga apreciar sua passagem neste mundo maluco.

 

Veja também

Curso de crochê: Geração de renda e terapia

Curso de crochê oferecido pela Prefeitura de Porciúncula. Uma atividade que tem ido muito além da …

Conselhos de Mestre Ahmed Ameba Trololó – Humor

De volta ao Blog do Tribuna, o seu, o meu, o nosso, Mestre Ahmed Ameba …

Mau tempo adia “Show de Prêmios” em Porciúncula

 “Show de Prêmios” em Porciúncula é adiado devido ao mau tempo com previsão de chuvas …

Um comentário