Home » Notícias » Chuva no RJ supera 100 mm em 24 horas

Chuva no RJ supera 100 mm em 24 horas

Em Angra dos Reis e na capital, o total acumulado de chuvas superou os 100 mm em apenas 24 horas. Ainda é grande a previsão de chuva no RJ

Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia registraram os maiores volumes de chuva sobre o Brasil entre os 19 e 20 de novembro de 2017. O total acumulado superou os 100 mm em 24 horas em locais do Rio de Janeiro.

Foto de Leo Souza, Ituverava (MG) Climatempo

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas do dia 19 e 10 horas do dia 20 de novembro, pelo horário de Brasília, choveu 130,4 mm sobre Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio. Este volume corresponde a quase toda a média de chuva normal para novembro que é de aproximadamente 170 mm.

A tarde de 20 de novembro começou com temporal na região de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 48,4 mm em 1 hora de chuva, entre 14 e 15 horas, pelo horário de Brasília. Por volta das 16 horas, a chuva não dava sinais trégua sobre o estado do Rio de Janeiro e caí generalizada também sobre o Grande Rio. A chuva persistente há mais de 24 horas deixa várias áreas no centro-sul fluminense em atenção para alagamentos e deslizamentos. Muita chuva também era observada sobre o centro-sul de Minas Gerais e em áreas de Rondônia e do sul do Amazonas.

Sol e chuva, um evento frequente nesta época do ano. Foto: Val Oliveira

A previsão é de continuidade da chuva até a noite desta segunda-feira sobre o estado do Rio de Janeiro, em Minas Grais, Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. As áreas de instabilidade se intensificam também sobre o centro-sul de Goiás e do Espírito Santo.

Estas área de instabilidade fazem parte do processo de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e vão ficar muito ativas sobre o Sudeste, o Centro-Oeste do Brasil por toda da semana. A previsão é de muita chuva.

 

Fonte: Climatempo / Por Josélia Pegorim

Foto capa: Foto: João Paulo. Rio de Janeiro/RJ.

Veja também

Frente fria traz muita chuva para parte do Sudeste

Frente fria deve trazer chuva já a partir deste fim de semana, prolongando-se por vários …

Outubro termina com chuva na região Sudeste

A chuva na região Sudeste deve continuar nesta terça-feira. No Noroeste Fluminense, a previsão é …

Calor no RJ pode chegar aos 40°C nesta sexta-feira

O calor no RJ continua. Uma frente fria chega nesta sexta-feira (20)na região, mas só …