Home » Sociais » Coluna do Leitor » Coluna do Leitor: Estiagem – Não vou culpar o Santo

Coluna do Leitor: Estiagem – Não vou culpar o Santo

De quem é a culpa pela estiagem que castiga as regiões Norte e Noroeste fluminense? Mais um artigo de Henry Gonçalves, para a “Coluna do Leitor”

Henry Gonçalves

A estiagem que atinge o Norte e Noroeste Fluminense é a mais rigorosa, desde 2010, segundo as estatísticas da Devesa Civil Regional. Estima-se que, em decorrência dela, já morreram mais de 20 mil cabeças de gado em toda a região, gerando prejuízos superiores a 70 milhões de reais.

 

Os níveis abaixo do normal dos rios da região. As secas de vários açudes, em muitas propriedades, bem como o excessivo ressecamento do solo têm causado, além da morte de animais, a perda de lavouras inteiras.

Vários Municípios decretaram estado de emergência, outros tantos decretaram estado de calamidade, na esperança de conseguirem recursos do Estado e da União, para combater o problema, que afeta a região com muita frequência.

Todos nós sabemos que a estiagem não chega de supetão. Sabe-se que a estiagem é cíclica. Acontece todos os anos, praticamente na mesma época e poderia ter os seus efeitos diminuídos se houvesse planejamento prévio, dos Órgãos e Secretarias competentes, com a automática aplicação de um plano de contingência. Mas, infelizmente isso não ocorre.

Todos os Municípios da Região possuem, pelo menos no papel, Secretarias de Meio Ambiente e de Defesa Civil, que poderiam e deveriam trabalhar unidas com os Órgãos Estaduais e Federais, planejando, elaborando e colocando em prática ações conjuntas que possam minimizar os efeitos de um fenômeno que já têm data marcada para acontecer.

Muitos, ao lerem estas mal traçadas linhas, poderão achar que não existe culpa ou culpados. Que a culpa é de São Pedro, que não mandou chuva em volume suficiente para irrigar o solo do Norte e Noroeste Fluminense. Pode até ser. Mas, eu não quero e não vou culpar o Santo.

Até ano o que vem, quando estaremos aqui, novamente, falando sobre este mesmo assunto, sem que tenha havido qualquer mudança.

Henri Gonçalves

Fotos: Leonardo Figueiredo Nora /Hellen Souza/Folha / Rádio Itaperuna / Infográfico G1

 

 

Venha arrasar com a Forever Young!!!
#ForeverYoung 💜
 — com Yasmim Aquino.

Venha arrasar com a Forever Young!!! #ForeverYoung 💜 — com Yasmim Aquino.

 

Veja também

Jovem santaclarense morre em acidente em Campos

A jovem santaclarense Nayara Assad morreu na madrugada de sábado para domingo em um acidente …

Desafio Tribuna: Veja as respostas

Durante a semana o Blog publicou o desafio “De quem são esses olhos”. Veja agora …

Saúde recomenda vacinação contra Hepatite B em Porciúncula

A Secretaria de Saúde de Porciúncula disponibiliza a vacina contra a Hepatite B gratuitamente nos …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: