Home » Destaques » Começa neste sábado a vacinação contra contra pólio e sarampo em todo Brasil

Começa neste sábado a vacinação contra contra pólio e sarampo em todo Brasil

A campanha de vacinação contra a poliomelite, também conhecida como paralisia infantil, e o sarampo começa neste sábado (8), em todo o Brasil. A imunização ocorre até 28 de novembro nos postos de vacinação.

Com a pretensão de levar o maior número de crianças aos postos e deixar em dia o máximo de cartões de vacinação, a campanha neste ano terá dois momentos de mobilização nacional. Assim como no dia 8, todos os municípios brasileiros farão no dia 22 deste mês mobilização, deixando os postos abertos à vacinação.

As crianças sem o cartão de vacinação poderão ser imunizadas, mas os responsáveis devem recuperar o documento nas unidades de saúde onde ocorreram os outros atendimentos. Além disso, as unidades que possuem sala de vacina também vão ofertar as demais doses de imunização do calendário básico de vacinação da criança.

A imunização contra a paralisia infantil deve ser feita em crianças a partir de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. Ela é de dose única e via oral (duas gotas).

campanha-de-vacinacao

 

A vacina tem eficácia de 90% a 95% com três doses. Já a vacina contra sarampo pode ser aplicada em crianças entre 1 e 5 anos, inclusive naquelas que já receberam a dose, mas não tiveram resposta satisfatória à vacina.

A poliomielite é um doença infectocontagiosa grave. A criança com a doença pode morrer ou adquirir sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível. O sintoma atinge principalmente os membros inferiores.

Já a vacinação contra o sarampo é triviral e destinada a crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias. O sarampo é uma doença viral aguda grave. Ela é considerada altamente contagiosa. Dentre os sintomas estão tosse, manchas vermelhas, febre, conjuntivite e coriza.

vacinacao_contra_o_sarampo-posto_de_saude_da

Além da vacina contra a paralisia infantil e da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, outras vacinas estarão disponíveis nos postos, entre elas, a que imuniza contra a hepatite A, hepatite B, rotavírus. Por isso, os pais devem ir aos postos levando os cartões de vacinação para que sejam atualizados e as crianças fiquem protegidas.

Fonte G1

Veja também

Vacina contra Gripe: ainda dá tempo de se proteger

Vacina contra a gripe: vá correndo à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa …

Campanha de vacinação contra a gripe

Tudo o que você precisa saber sobre a campanha de vacinação contra a gripe em …

Vacinação contra a febre amarela neste sábado

No Noroeste, além de Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Varre-Sai, Santo Antônio de Pádua e …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: