Home » Destaques » Copa Rio de Parapente em Porciúncula

Copa Rio de Parapente em Porciúncula

Porciúncula sediará a 1° Etapa da Copa Rio de Parapente. Premiação de participantes chega a 10 mil reais. Pontuação conta para o Brasileiro da categoria

Entre os dias 06 e 09 de setembro será realizada a 1° Etapa da Copa Rio de Parapente de 2018. O evento tem o apoio da Prefeitura de Porciúncula, da Federação de Voo Livre do Estado do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Voo Livre.

Com um dos mais fantásticos sítios de voo do nosso estado e do país e berço de grandes eventos no passado, Porciúncula retorna definitivamente ao calendário do Voo Livre, com o campeonato regional mais disputado e charmoso do país.

O evento contará com uma equipe nota 10, tendo Dioclécio Rosendo como Juiz de Prova e coordenação de resgate e terá transmissão ao vivo, através do LIVE-TRACKERS da CBVL. A premiação distribuída entre os vencedores das provas será no valor de R$ 10.000, 00.

A Copa Rio de Parapente é a competição oficial do Estado do Rio de Janeiro, sendo a única formadora do ranking classificatório para o Campeonato Brasileiro do ano seguinte para pilotos do Rio.

As inscrições já estão abertas na página da Confederação Brasileira de Voo Livre.

Com excelentes térmicas, Porciúncula ainda é considerado um dos melhores locais para a prática do voo livre. Foto:Flávio Fernandes

Um pouco mais sobre o voo livre em Porciúncula

Conhecida como Paraíso do Voo Livre, Porciúncula possui um clima propício para o esporte, com excelentes térmicas e uma razoável infraestrutura  logística de acomodação dos visitantes.

No morro da Antena, local da prova,  estão instaladas três rampas para decolagem para pilotos . Devido a localização geográfica do município, os praticantes do esporte podem desfrutar de uma visão privilegiada de parte dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

 

Desde que sediou uma etapa do Campeonato Brasileiro de Voo Livre, em 1981, a cidade atrai muita gente em busca de adrenalina a cada temporada das competições nacionais.

Foto histórica dos participantes da única etapa do Campeonato Brasileiro realizada em Porciúncula, inverno de 1984. Foto: Paulo Falcão
Esta foi a galera que coloriu os céu de Porciúncula no ano de 2016, proporcionando em toda a cidade, um espetáculo de rara beleza, arrojo e perícia. Foto: FVLERJ / Divulgação
Em 2017, couberam a essas feras trazer mais alegria e cor para os céus de Porciúncula, com mais uma etapa da Copa Rio de Parapente . Foto: Flávio Fernandes

 

Um espetáculo de cor, beleza e adrenalina atrai centenas de pessoas ao local nos dias do evento. Foto:Flávio Fernandes

Mesmo o Morro da Antena, onde estão localizadas as rampas de salto, ficar em área com certo grau de dificuldade de acesso, devido ao íngreme e sinuoso terreno e distante cerca de 10 km do centro de Porciúncula, centenas de pessoas comparecem ao local para assistir de perto as decolagens dos voadores nos dias de prova.

Veja o clip da Copa Rio de Parapente em Porciúncula:

By Mario Monteiro

Fonte: CBVL

Val Oliveira / Blog do Tribuna

Veja também

Final da Copa Rio 2016 de Parapente em Porciúncula

Porciúncula já se prepara para a final da Copa Rio 2016 de Parapente neste fim …

Copa Rio de Asa Delta é novamente adiada em Porciúncula

Vento desfavorável adia, mais uma vez, etapa da Copa Rio de Asa Delta, em Porciúncula …

Etapa da Copa Rio de Asa Delta é adiada em Porciúncula

Confederação Brasileira de Voo Livre decide adiar etapa da Copa Rio de Asa Delta em …