Home » Destaques » Curso do Senai vai qualificar jovens do serviço militar em Porciúncula

Curso do Senai vai qualificar jovens do serviço militar em Porciúncula

A parceria entre SENAI Rio e Ministério da Defesa, que visa oferecer qualificação gratuita a jovens em fase de conclusão do serviço militar obrigatório, chega a Porciúncula, no Noroeste Fluminense. Inicialmente, serão capacitados 40 recrutas no curso de Pintor de Obras, cuja duração é de 200 horas/aula. As atividades vão acontecer na unidade do Tiro de Guerra na cidade, em salas de aula e oficinas preparadas para o desenvolvimento da formação profissional.

senai-tiro-de-guerra

Veronica Zanon, pedagoga do SENAI Rio, se reuniu com os jovens nesta terça-feira, dia 21, para detalhar informações sobre o curso. “A profissão de pintor de obras está inserida no mercado da construção civil, que, hoje, possui alta empregabilidade e é financeiramente viável”, disse ela. Também participaram do encontro o subtenente Ruy Pereira, instrutor do Tiro de Guerra de Porciúncula, e Anderson Vinicius Toledo, secretário de Trabalho, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico-Social do município.

A iniciativa integra um acordo firmado no ano passado pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, com o ministro da Defesa, Celso Amorim, que já formou 357 recrutas das três Forças (Aeronáutica, Exército e Marinha) em cursos do SENAI Rio em todo o estado. O principal objetivo é permitir que esses jovens tenham uma qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho.

O SENAI Rio e o Ministério da Defesa oferecem cursos na área de Automotiva, Alimentos, Construção Civil, Eletricidade, Logística e Tecnologia da Informação, com duração de 160 a 320 horas. Na região, a parceria já contempla outros 24 recrutas, em Itaperuna. Desde setembro, esses jovens vêm sendo capacitados nos cursos de Eletromecânico de Manutenção de Motocicletas e Operador de Computadores, com formação prevista para dezembro.

Veja também

Aos formandos do José de Lannes D. Brandão

Uma homenagem da professora Fernanda Monteiro aos formandos de 2017 do Colégio Estadual José de …

Ourânia leva o automóvel no Show de Prêmios

Um morador do distrito de Ourânia, em Natividade foi o ganhador do carro 0km do …

O Show de Prêmios em Porciúncula vai começar

Tudo pronto para começar o sorteio de mais de 50 mil reais em prêmios em …