Home » Destaques » Defesa Civil dá dicas sobre cuidados no uso de botijão de gás

Defesa Civil dá dicas sobre cuidados no uso de botijão de gás

Defesa Civil de Porciúncula da dicas de como manusear corretamente o botijão de gás e como  seguir os procedimentos de segurança, em caso de vazamento.

Atualmente, o botijão de gás é o combustível utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros e sua distribuição atinge praticamente todos os municípios. As empresas distribuidoras de gás atuam por meio de permissão do governo e têm uma grande responsabilidade com a população. Cabe a elas garantir o fornecimento regular e um produto confiável e seguro para seus consumidores. No entanto, o uso do produto em segurança requer alguns cuidados essenciais e o secretário Municipal de Defesa Civil e presidente do Conselho dos Gestores Municipais de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – COGEDESC -, Gláucio Mansur, alerta os munícipes sobre o manuseio dos botijões de gás.De acordo com o secretário, para evitar riscos, é importante saber manusear corretamente os recipientes, instalações e seus equipamentos, além de seguir os procedimentos de segurança em caso de vazamento.

Gláucio Mansur - Secretário de Defesa Civil de Porciúncula
Gláucio Mansur – Secretário de Defesa Civil de Porciúncula

Siga as instruções da Defesa Civil e não corra riscos:

1- Um botijão de gás não deve ser aceito se apresentar pintura danificada, ferrugem, partes soltas ou outros danos. Neste caso, deve-se solicitar a imediata substituição por outro em boas condições de uso.

2- Os botijões de gás devem estar em abrigos próprios, fora da edificação, em locais ventilados, protegidos do sol, da chuva e da umidade, com ventilação natural e de fácil acesso. O botijão de gás nunca deve ser instalado ou guardado em local fechado, como armários, porões, banheiros etc.

3- As mangueiras devem ter entre 0,80 m e 1,25 m e nunca devem passar por trás do fogão. O calor danifica o plástico ou a borracha, derretendo e/ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos.

4- Para verificar vazamento de gás após a troca do botijão, utilize uma esponja com água e sabão sobre a conexão do cone-borboleta com a válvula. Se houver vazamento, aparecerão bolhas de ar na espuma de sabão. Nunca utilize fósforo ou qualquer tipo de chama para verificar se há vazamentos nem procure solucionar o problema de maneira improvisada, com cera, sabão ou outro produto. Isso pode provocar graves acidentes.

5- As instalações de gás sofrem desgaste com o tempo. Para maior segurança, revisões periódicas devem ser feitas e a validade dos reguladores de pressão, da tubulação e demais equipamentos, verificada. Instalações muito velhas, malfeitas ou que não utilizam os materiais apropriados podem resultar em vazamentos. Fique atento! A validade de válvulas e reguladores nunca deve ultrapassar cinco anos.

6- Nas cozinhas, toda a atenção deve ser dada ao registro de gás. Ele deve ser fechado sempre que o gás não estiver em uso. Panos de prato ou outros objetos que possam pegar fogo não devem ser colocados junto do botijão, sobre registros, mangueiras ou perto dos queimadores.

7- Vazamentos de gás na fase líquida podem ocorrer sempre que o botijão for colocado na posição horizontal. Portanto, nunca deite o botijão!

3-botijao de gas
Atualmente, o botijão de gás é o combustível utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros. Foto: Divulgação.

Faça a sua parte! Viva com segurança!

Rosimere Ferreira

Assessoria de Comunicação/PMP

[slideshow_deploy id=’16718′] [slideshow_deploy id=’17160′]

Padaria-do-Luizinho PROPAGANDA

 

 

Veja também

Desafio Tribuna: Veja as respostas

Durante a semana o Blog publicou o desafio “De quem são esses olhos”. Veja agora …

Saúde recomenda vacinação contra Hepatite B em Porciúncula

A Secretaria de Saúde de Porciúncula disponibiliza a vacina contra a Hepatite B gratuitamente nos …

Quem flagramos curtindo Brasil x México em Porciúncula

Veja quem nossa reportagem flagrou torcendo pelo Brasil nos bares, restaurantes e quiosques de Porciúncula …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: