Home » Destaques » Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Porciúncula

Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Porciúncula

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde atuou em campanha no Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva
No Dia Mundial de Combate à AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde de Porciúncula comemorou a data prestando mais um serviço de grande relevância para a população, montando um posto avançado de atendimento no Centro cultural local, onde eram realizados diversos exames e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, como Sífilis, HIV e Hepatites B e C .
No Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Porciúncula, a SM Saúde montou um posto avançado no Centro Cultural, onde ofereceu diversos exames à população. Foto: PMP/Divulgação

 

Além dos testes, que têm o resultado após uma hora, a equipe de técnicos em enfermagem distribuiu panfletos informativos, preservativos e gel lubrificante. Os testes foram realizados no local por duas farmacêuticas da Secretaria de Saúde, que garantem uma eficácia de mais de 90% no resultado. “Os testes de HIV são realizados em duas marcas distintas e um confirma o outro. Os de Hepatite B e C e Sífilis seguem para uma segunda análise se o reagente for positivo”, explica a farmacêutica Roberta Teixeira Cabral.
A equipe foi comandada por Bruna Monteiro de Castro, coordenadora do Centro Municipal de Infectologia, que na ocasião, dissertou sobre uma importante questão no teste de HIV, esclarecendo que há um tempo para um diagnóstico preciso e que, na maioria dos casos, a duração da janela imunológica é de 30 dias, porém o mais indicado é que após 90 dias do contato com alguém suspeito, se realize até um segundo teste, para um resultado mais eficaz. “O diagnóstico precoce do HIV e o tratamento da infecção é a maior prevenção para novas transmissões e a maior garantia de expectativa de vida e perspectiva de qualidade de vida”, conclui Bruna Monteiro de Castro.
A equipe de Saúde que atuou das 8 horas até  às 17 horas no Centro Cultural, informa que pode ser procurada durante os demais dias no Centro Municipal de Infectologia, localizado na Rua São Sebastião, 103, no centro da cidade.
Faça o teste! É gratuito, é rápido, é sigiloso!
Com informações: Rosimere Ferreira/Assessoria de Comunicação/PMP

Veja também

Show de Prêmios será neste domingo em Porciúncula

Show de Prêmios sorteará um automóvel 0km, uma moto 50cc e mais três prêmios. Evento …

Dia Mundial de Combate à Aids

Uma das metas do Dia Mundial de Combate à AIDS é promover o sentimento de solidariedade entre …

Curso de crochê: Geração de renda e terapia

Curso de crochê oferecido pela Prefeitura de Porciúncula. Uma atividade que tem ido muito além da …