Home » Destaques » Estiagem: Cedae reduz abastecimento de água em municípios

Estiagem: Cedae reduz abastecimento de água em municípios

Estiagem prolongada baixa nível de rios e Cedae reduz abastecimento de água em vários municípios. Santa Clara, distrito de Porciúncula, está incluído

Com apenas 1 dia de chuva significativa nos últimos 4 meses, as regiões Norte, Noroeste Fluminense e grande parte da Zona da Mata mineira sofrem com uma das piores estiagens dos últimos anos.

Em Porciúncula, município fluminense, que faz divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a falta de chuvas e o tempo extremamente seco, foram fatores que facilitaram a ocorrência de inúmeros incêndios, que devastaram pastagens e grande parte da pouca mata nativa que ainda resta no município.

Durante os últimos 3 meses, centenas de incêndios ocorreram em todos os quadrantes do município de Porciúncula. Foto: Val Oliveira

O pasto seco e a ausência de água em muitos córregos tem causado grandes prejuízos para a agropecuária local, já sendo anotada uma significativa queda na produção leiteira do município e, segundo informações, inclusive com a morte de mais de 50 animais.

A falta de chuvas, que tem deixado o Rio Carangola com níveis de água assustadoramente baixos, ainda não afetou o abastecimento de água na sede do município, mas já preocupa, visto que a chuva prevista para cair neste início de semana ainda não apareceu.

Na estação de captação de água da Cedae em Porciúncula (á direita), apesar do baixo volume de água, a captação ainda não está comprometida, mas já preocupa. Foto: Val Oliveira

O problema mais sério de abastecimento no município ocorre em Santa Clara, terceiro distrito, onde o Ribeirão Bom Jardim, local utilizado pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) para captação de água para tratamento e distribuição na comunidade, teve seu volume de água drasticamente reduzido, levando a empresa a ter que realizar várias manobras operacionais para minimizar os efeitos da estiagem na região da nascente do ribeirão.

Em Santa Clara, o nível do único ribeirão que abastece o município baixou drasticamente. Foto: Divulgação

Em função disto, a Cedae reduziu nesta terça-feira (17) o abastecimento de água no distrito Santa Clara. Ainda de acordo com a empresa, ainda não há racionamento de água, mas recomenda para que a população local utilize água de forma equilibrada e evite o desperdício, para que o problema  não se agrave ainda mais.

No momento não há informações sobre possíveis reduções de abastecimento de água em Purilândia (segundo distrito) ou mesmo na sede do município. Nossa reportagem procurará entrar em contato, ainda esta semana, com o responsável pela estação de tratamento de água local, Sr. Higino Lira, onde deveremos obter maiores informações sobre possíveis problemas com o abastecimento no município.

Ainda não se tem informações oficiais sobre o abastecimento de água de Purilândia, segundo distrito de Porciúncula. Foto: Divulgação.

O Rio Carangola, que abastece a estação de água local, apesar de se encontrar com nível assustadoramente baixo, sujo, assoreado e tomado por gigogas em sua grande parte, ainda parece ter volume de água suficiente para atender a demanda , só não se sabe, até quando.

Na entrada do Bairro da Ilha, a triste realidade do principal rio do município. Foto: Val Oliveira

Devido a estiagem, a Cedae já reduziu o abastecimento de água em dois municípios do Noroeste Fluminense, sendo eles Miracema e Varre-Sai e em dois da Região norte, Carapebus e Macaé.

Devido a seca, os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis já decretaram estado de emergência.

Assoreado, sujo e tomado por plantas aquáticas, o Rio Carangola em Porciúncula agoniza. Foto: Val Oliveira

Em Porciúncula, apesar de ser um dos primeiros municípios a sofrer com a grave estiagem e grandes queimadas, inexplicavelmente, o poder público local ainda não tomou a inevitável decisão.

Durante os últimos meses, o município sofreu com seguidos incêndios no que restou da mata nativa. Foto: Val Oliveira

Val oliveira / Blog do Tribuna

Veja também

Show de Prêmios será neste domingo em Porciúncula

Show de Prêmios sorteará um automóvel 0km, uma moto 50cc e mais três prêmios. Evento …

Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Porciúncula

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde atuou …

Chuvas em Carangola já causam preocupação

Nesta quinta e sexta-feira (31/11 e 01/12) uma forte precipitação de chuvas em Carangola causou …