Home » Esportes » Automobilismo » Expedição Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira

Expedição Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira

Evento reuniu mais de 100 jeepeiros no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira. A expedição off-road foi promovida pelo Jornal É o Combatente 

A Expedição off-road da Rota dos Alambiques das Cachaças e dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ promovida por Éocombatente foi novamente um grande sucesso. Com uma participação recorde de jeepeiros de vários estados e a organização impecável de Francisco Cabral, a 3ª edição da aventura já é considerada como um dos mais atrativos eventos da categoria off-road em toda região sudeste, divulgando os municípios envolvidos e promovendo o desenvolvimento sustentável do turismo da região.

O que é o evento 
A Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ é um percurso variado, em off-road – fora de estrada, sobre as montanhas que formam o contorno e o entorno do belíssimo Parque do Caparaó, local onde se situa o Pico da Bandeira, o 3º maior pico do Brasil e o mais acessível.
O percurso total do evento, em cerca de 450 km de estradas de terra é repleto de belíssimos lugares e conta com atrações gastronômicas de toda essa região, com destaque para a produção do mais genuíno produto brasileiro: A cachaça artesanal de alambique.
Faz parte da aventura, a visitação de vários alambiques locais onde é produzida uma das melhores cachaças artesanais do Brasil, além de propriedades onde é produzido o premiado café das montanhas.
Nas propriedades visitadas no percurso, os aventureiros também podem conhecer e se deliciar com a produção de derivados de cana, a produção de derivados de leite e a produção de derivados de suínos, que tem grande tradição na região, além de tantas outras atividades que atraem inúmeros amantes da gastronomia e da aventura em off-rOFF ROAD.
Como foi o 1º dia do evento
Esta edição da Expedição Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira começou na manhã do dia 2 de novembro (Feriado de Finados), com a galera se reunindo no município de Porciúncula (RJ) na Praça Antônio Amado em Porciúncula, onde saíram em comboio com destino ao município vizinho de Tombos (MG) margeando o Rio Carangola pelo São Pedro, uma antiga ligação entre as cidades,  pela estrada de terra.
Em Tombos, os aventureiros  visitaram a bela cachoeira local, que dá nome à cidade, se dirigindo em seguida para o Alambique da Cachaça do Ricardo, sendo recebidos com a tradicional alegria e a gentileza dos proprietários Ricardo e Consuelo.
A parada seguinte foi no Alambique do Paulinho Marcondes, na Serra do Batatal, onde os participantes se encantaram com a produção de palitos de churrasco e de unha e a produção da cachaça.
 
A próxima parada foi no Alambique da Cachaça Tombos de Minas. Lá, Luiz Fernando, Ciro e família recepcionaram a todos com carinho e aproveitando a oportunidade, fizeram o lançamento oficial do CARA MELADO, um composto de cachaça e melado. Uma delícia que foi muito apreciada pelo grupo, assim como a recepção e as informações sobre a produção de cachaça.
Seguindo via leito do mineroduto, a expedição conheceu a Vila do Cafarnaum passando por belíssimas cachoeiras, já no município de Faria Lemos.
Já com o “estômago nas costas”, os participantes se deliciaram com o almoço especialmente preparado pelo Restaurante Feijão sem Bicho. Saíram fartos e encantados com a culinária local, onde experimentaram a especialidade da casa: O famoso e tradicional Feijão Tropeiro do Restaurante Feijão sem Bicho.
Após uma rápida passagem pela praça principal do município, a expedição seguiu até a DESTOM Destilaria, onde foram apresentados o sistema de produção das cachaças premiadas e uma degustação e dos maravilhosos produtos ali  produzidos, como as Cachaças 1000 Montes e Spiral, além de várias outras.
Já ao anoitecer, o espírito de aventura off road os levou a percorrer um trecho de mata na região e ali, “o bicho pegou”, mas no final, tudo foi diversão, no mais puro espírito de equipe e grupo off-road.
Ao chegarem em Espera Feliz, foram maravilhosamente recepcionados no Hotel Pico da Bandeira pelos proprietários Ailton e Maristela e funcionários. Ficaram “atolados” por ali mesmo se deliciando com uma Leitoa à Pururuca e a maravilhosa farofa preparada pela anfitriã. Já eram quase 23h e na hora do descanso. A aventura foi boa.
Como foi o 2º dia do evento
No 2º dia da Expedição  Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira, a galera se reuniu logo cedo no Posto Ale e de lá, seguiram a rota programada.
Percorrendo um trecho pelo antigo leito da ferrovia, Chegaram a Dores do Rio Preto.
Lá conheceram a produção da Cachaça do Sítio do Vovô e Sítio das Flores.
Uma readequação na rota e abortaram a passagem por Santa Clara, seguindo para o município de Caiana. Lá foram visitar o Alambique de Cachaça do Magrelinho da Curva. Uma recepção calorosa que encantou a todos, que se fartaram com o delicioso pastel da roça e o caldo de cana servido.
(Clicar nas imagens para ver em tamanho maior)
Para o almoço, a galera se dirigiu ao Sítio do Geová, em Caiana. Mais uma vez, a gastronomia mineira tradicional falou alto e a galera ficou por ali se deliciando com a recepção e a deliciosa comida da casa.
Após o almoço, a aventura continuou, com a galera seguindo, via leito da desativada Estrada de Ferro Leopoldina, no trecho entre Caiana e Carangola, ficando todos encantados com as obras quase seculares do local e a beleza da Sede da Fazenda São Pedro, com sua criação de búfalos.
Depois retornaram ao leito da estrada de ferro pela Parada General, foram conhecer a produção de açúcar mascavo e a cachaça no antigo Sítio da família do Joaquim Toledo. Hoje as atividades sendo desenvolvida pelos novos proprietários.
De lá seguiram para o Sítio do Zé Toledo. Onde Daniel os recepcionou com maravilhosos drinques feitos à base da Cachaça Charmosa de Minas. Uma das mais antigas e tradicionais da região.
Após esta visita, retornaram ao leito da estrada de ferro e seguiam para Espera Feliz, via Serra da Arataca. Mais um trecho para dar emoção aos fora de estrada.
Com a chegada da noite, uns “apagaram” e outros conseguiram seguir a programação e foram participar do Festival de Petiscos e Tira Gostos no Bar do Alemes, um dos points da cidade,  junto com o Restaurante Brasinha.
Como foi o 3º dia do evento
No 3º  dia da Expedição  Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira, novamente a galera se encontrou cedo no Posto Ale. Hora de reabastecer os veículos e partir, desta vez, seguindo o antigo leito da Estrada de Ferro Leopoldina, até Caparaó e de lá, seguindo para o Alto Caparaó.
No local, visitaram o Alambique da Cachaça Alto Caparaó, onde receberam outra aula sobre a produção de cachaça de Alambique, pelo proprietário Evaldo e sua esposa.
De lá, os aventureiros seguiram até o Ninho da Águia, onde é produzido o especialíssimo Café Ninho da Águia. Uma aula sobre cafés especiais e uma degustação maravilhosa pelo proprietário Clayton.
Ainda no Alto Caparaó, a expedição fez uma parada para o almoço no Restaurante Mineiro, da família do Seu Natalino, jeepeiro tradicional na cidade, seguindo logo após, para Pedra Menina, agora guiados por Ivo, da Extreme Garage, seguindo via Rotas Alternativas de Montanhas e Cafezais. Uma maravilha.
Chegando do lado capixaba do Pico da Bandeira, o grupo foi ao Recanto das Águas, conhecer as famosas “Cachaça de Mel” e  “Gabriela Cravo e Canela”.
Em seguida, ainda por estradas vicinais e um pequeno trecho de asfalto, a galera chegou até a Granja Turmalina, onde foram calorosamente recepcionados pelo Sr Carlito, Alan e funcionários.
Uma visita à fábrica das Cachaças Turmalina e Du Carlito e outra vez, o 2º tempo, na degustação das Cachaças Especiais e as Cachaças de Sabor ali produzidas: Café, Blue Ice, Banana e outros, fechando com chave de ouro os 3 dias e cerca de 400 kms percorridos de muita emoção, aventura, sabor e conhecimento.
(Clicar nas imagens para ver em tamanho maior)
O “pai da criança”
Idealizada, desenvolvida e divulgada pelo jornalista Francisco Cabral, do Jornal Éocombatente,  a Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ, que visa, principalmente, promover o desenvolvimento e o turismo sustentável em nossa região, tem atraído um número cada vez maior de participantes a cada edição.
Para saber mais a respeito do evento, ou ver todas as fotos da aventura, acesse o link: https://jornalocombatente.blogspot.com.br/2017/11/a-3-edicao-da-expedicao-off-road-da.html
A 4ª Expedição OFF ROAD 4×4 já está programada, será de 02 a 04 de novembro de 2018. E aí, vai encarar?
Com informações: É O COMBATENTE / Fotos: Francisco Cabral
Val Oliveira / Blog do Tribuna