Home » Entretenimento » Festival do Vinho de Varre-Sai supera as expectativas

Festival do Vinho de Varre-Sai supera as expectativas

Festival do Vinho de Varre-Sai supera as expectativas. Programação variada agradou os frequentadores. Banda Jota Quest foi a grande atração musical

O município considerado “o mais italiano” do Rio de Janeiro fez jus a sua fama, realizando, com grande sucesso a 42ª edição do Festival do Vinho de Varre-Sai.

Com uma programação variada, excelente organização e suporte, o evento superou as expectativas e trouxe um bom público, apesar da crise financeira do país e do preço do ingresso ter sido considerado “salgado” pela maioria da galera.

A prefeitura de Varre-Sai foi a grande responsável pelo sucesso da festa, pois além de fornecer excelente estrutura no local,  inovou, contratando um enólogo para que o mesmo ficasse responsável pela qualidade do vinho no festival.

Outra boa ideia da organização do evento, foi a antecipar para o sábado o dia do desfile das famílias de origem italiana, que anteriormente era realizado no domingo, muitas vezes ocasionando atrasos na abertura do Festival.

O desfile das tradicionais famílias de origem italiana, todas vestidas com trajes típicos e a apresentação de grupo de dança folclórica, foi um dos pontos marcantes do evento, que evidenciou a cultura italiana foi representada no desfile das famílias e na apresentação do bailado típico

 Na Tenda Cultural, montada no evento, além de diversas apresentações musicais, uma bela exposição contou a história dos antigos festivais e dos 100 anos da Lira Santa Cecília.

A prefeitura não divulgou o número aproximado de visitantes da 42ª edição do Festival do Vinho de Varre-Sai, que mesmo não tendo a merecida divulgação, por sua tradição, levou um bom público ao local.

Outros dois pontos positivos do Festival foram a segurança e a eficiente equipe médica contratada para o evento. Durante os 3 dias, não foram registrados incidentes dignos de registro.

 A principal atração musical do evento ficou por conta da consagrada banda mineira Jota Quest, que apresentou para o público o seu novo trabalho.

Com uma simpatia contagiante, Rogério Flausino interpretou sucessos dos 20 anos de carreira da banda e a galera, é claro, cantou junto.

O Festival do Vinho, que começou na sexta-feira, teve como destaque o desfile para a escolha da Garota Festival do Vinho. Este anos, quem venceu o concurso foi Carla de Fátima Potente Oliveira, ficando em segundo lugar, Heloísa Mota. A terceira colocada foi Larissa Miato.

Após o desfile, foi a vez das apresentação de dança, com o Grupo Baden Baden, seguido de show musical com a Banda Parâmetro e Camilo de Lélis.

“Não esperava ganhar o desfile, era muita menina bonita. Mas amo desfilar e sonho em ser modelo”, disse a vencedora.

No sábado, o desfile das famílias italianas pelas ruas da cidade ao som das músicas típicas do grupo italiano Toni Boni encantou os visitantes que acompanhavam o evento.

Com uma apresentação impecável o bailado italiano foi a primeira atração da noite na Arena de Eventos Pedro Nunes, onde também se apresentaram, Ismael Vocal, Garotos Tradição, Moby Jam,Bandas Lyfera e Suate.

“A mudança do desfile das famílias italianas de domingo para sábado à noite foi um sucesso, o número de famílias dobrou e as pessoas aproveitaram muito mais. O que foi reafirmado pelos próprios integrantes das famílias”, afirmou o secretário municipal de Turismo e Esportes, Adriano de Oliveira Silva.

Já pela manhã do domingo, o grupo Toni Boni, saiu pelas ruas da cidade cantando músicas típicas italianas, indicando que era chegado o dia do Festival do Vinho.

Festival do Vinho – A abertura do primeiro barril de vinho foi realizada pelo prefeito Silvestre José Gorini, acompanhado do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Jair Bittencourt, do deputado estadual João Peixoto, do prefeito de Natividade, Severiano Rezende, da prefeita de Tombos (MG), Luciene Teixeira de Moraes e do padre da Igreja Matriz São Sebastião,Rogério Cabral, além das Garotas Festival do Vinho e de secretários municipais.

O presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, o deputado João Peixoto afirmou que todo o ano vem ao evento. “Eu participo há 12 anos e graças a Deus tenho essa oportunidade novamente aqui e Dr Silvestre me lembrou que é a terra onde minha esposa é nascida”, lembrou.

“Eu participo há 12 anos e graças a Deus tenho essa oportunidade novamente aqui e Dr Silvestre me lembrou que é a terra onde minha esposa é nascida”, lembrou.

O prefeito de Natividade, Severiano Rezende, destacou a importância do evento para o turismo regional do Noroeste Fluminense.

            “Esse Festival fortalece nosso turismo regional e estreita os laços entre Natividade e Varre-Sai porque há um grande número de natividadenses que frequentam o festival e é uma honra participar da abertura ao lado do Dr Silvestre”, frisou.

O padre da Igreja Matriz São Sebastião falou da singularidade do  Festival para o município.

“Desde ontem estive participando do desfile das famílias italianas. Acho importante estar participando desse evento grande para o município e que precisa ser valorizado”, ressaltou padre Rogério.

            Ao som do DJ NT Brothers foi iniciada a maratona de shows, característica do festival.  Em seguida, foi a vez das bandas Alternative Stage, Axé Mondo, Attivittá Power Trio, FM-Size e Petricor.

No domingo, dia da abertura do primeiro barril, o show mais esperado do Festival do Vinho de Varre-Sai: O show da banda Jota Quest.

O Jota Quest apresentou seu novo trabalho, o show Pancadélico, que traz as músicas que os consagraram nos seus 20 anos de carreira. O repertório incluiu sucessos  dançantes como  “Na Moral”, “De volta ao Planeta”, “Além do Horizonte” e “Blecaute”, vencedora do Prêmio Multishow na categoria melhor música de 2016 e as românticas “Fácil”, “Só Hoje” e “Dentro de um abraço”, entre outras.

            O vocalista da Banda que esteve pela primeira vez em Varre-Sai, tocando no Festival do Vinho de 2003, Rogério Flausino, contou que o show que fizeram aqui foi marcante para a Banda.

“A gente está feliz de estar em Varre-Sai de novo, foi uma passagem marcante tanto que contei na TV, eu vou anotando umas coisas legais que vão acontecendo para contar depois. Estou feliz porque parece que a galera gostou, tanto que estamos aqui de novo. Espero que a galera se divirta e se público dançar em outro ritmo não tem problema, o importante é que emanem energia positiva porque acho que isso que a gente veio fazer aqui, acho que é a função do artista: trazer alegria para a galera, trazer um pouco de reflexão, falar de amor, esperança e de amizade que é o que o Jota fala”, lembrou.

Sobre o show Pancadélico ele afirmou que costuma tocar três músicas do CD com o mesmo nome, como a famosa Blecaute e ainda mais de 20 músicas que marcaram a carreira da banda ao longo desses anos, reunindo todas as vertentes da banda.

“Buscamos alguma coisa dentro da gente para trocar com as pessoas, transformando esses poucos momentos que passamos juntos em momentos felizes. E esse é um traço, às vezes a música é mais dançante ou mais romântica, às vezes meio rock, meio reggae, a gente vai misturando, mas o traço comum é o papo bacana”, disse.
Em relação ao novo trabalho acústico da Banda, ele afirmou que acabaram de lançar agora duas músicas no formato acústico.

“Lançamos essa semana duas músicas desse trabalho e o clipe já bateu 1 milhão de visualizações e a gente está muito feliz, vamos lançar de 15 em 15 dias duas músicas , e logo chega o disco inteiro para a galera, é a revisão de carreira do Jota Quest, tocando em uma onda mais tranquila, mais acústica. Esse mês a gente fez 15 shows, mixamos um disco, trabalhei tanto que parece que o mês teve 45 dias e estamos terminando o mês muito bem”, ressaltou.

         O secretário municipal de Turismo e Esportes, Adriano de Oliveira Silva, ressaltou que o evento superou as expectativas.

            “Conseguimos colocar vários ritmos desde o Axé até o rock e tivemos ainda a Tenda Túnel do Tempo que foi uma atração à parte com várias apresentações, dando sequência ao ano passado contando a história de todos os festivais”, disse o secretário.

            O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, parabenizou a todos que participaram da organização do Festival.

            “Achei magnífico o resultado, as apresentações desde a sexta-feira com o desfile das Garotas Festival do Vinho; no sábado, o desfile das famílias italianas e a coroação do evento no domingo com o Festival do Vinho. O evento teve o apoio popular pois todos gostaram dos conjuntos que tocaram, principalmente o Jota Quest. Toda comissão organizadora está de parabéns e recebem meu agradecimento, principalmente o secretário de Turismo, Adriano de Oliveira. Agradeço ainda as autoridades que estiveram presentes como o secretário de Estado de Agricultura, Jair Bittencourt, o deputado João Peixoto, o prefeito de Natividade, Severiano, a prefeita de Tombos, Luciene Teixeira e o prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Roberto Tatu”, concluiu o prefeito.

 Veja mais algumas imagens do Festival do Vinho de Varre-Sai em fotos de Andre Araújo (site: deolhonanoite)

 

As imagens dos shows e de quem lacrou no Festival do Vinho de Varre-Sai você verá na próxima reportagem do Tribuna!

 Com informações: Silaine Terra/Decom

Fotos: Decom/Prefeitura de Varre-Sai / André Araujo (deolhonanoite.com.br)

Val Oliveira / Blog do Tribuna

Veja também

Festival do Vinho de Varre-Sai começa dia 28

O Festival do Vinho de Varre-Sai, de 28 a 30 de julho é uma das …

Festa em Cruz da Ana tem atropelamentos e agressões

Confusão generalizada termina com agressões, atropelamentos e carro incendiado na festa em Cruz da Ana, …

Final de semana teve Festa de Abril em Varre-Sai

Nem a chuva tirou a animação da Festa de Abril em Varre-Sai.  Evento celebrou os 100 …