Home » Destaques » Final de semana teve Festa de Abril em Varre-Sai

Final de semana teve Festa de Abril em Varre-Sai

Nem a chuva tirou a animação da Festa de Abril em Varre-Sai.  Evento celebrou os 100 anos da Lira Santa Cecília 

Varre-Sai esteve em festa no último final de semana.  A Festa de Abril em Varre-Sai trouxe diversas atrações para o município e comemorou os 100 anos da Lira Santa Cecília com apresentação da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Também para homenagear a Lira Santa Cecília, foi montada uma Tenda Cultural com a história da Banda.

A Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

Os shows iniciaram na sexta-feira com a dupla João Felippe e Rafael.  Juntos há mais de quatro anos, a dupla que se conheceu nas redes sociais está no 2º CD “Vítima de um copo” e já tiveram uma música regravada no DVD da dupla João Neto e Frederico. No show, há o momento sofrência e o de lembrar os sons de raízes, além das músicas autorais.

A dupla João Felippe e Rafael. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

“A gente está muito feliz com as portas se abrindo, novos parceiros e novos caminhos. Queria agradecer à Prefeitura e Secretaria de Turismo de Varre-Sai pela oportunidade e apoio”, disse Rafael.

Logo em seguida, quem se apresentou na Festa de Abril em Varre-Sai, foi o carismático cantor Odair de Paula muito famoso na região nos anos 80 e 90. Com 37 anos de carreira, havia 15 anos que o cantor não se apresentava em um show público e aberto em Varre-Sai. Com o show animado, nem a chuva afastou os fãs de perto do palco. O cantor que possui 8 discos de vinil, 6 CD’s e 2 DVD’s costuma cantar duas horas de músicas autorais.

O cantor Odair de Paula. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

“Esse carinho que o público de Varre-Sai tem comigo é muito importante e isso é um incentivo para a gente não parar nunca. Acho que isso é devido à minha simplicidade e acesso que dou ao público”, falou o cantor.

Cem anos da Lira Santa Cecília e apresentação da nova Prefeitura – No sábado, foi dia de homenagear a Lira Santa Cecília, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e da própria Lira. Ambas foram muito aplaudidas pelo público presente. Durante sua apresentação, a Orquestra visitante tocou um repertório variado que incluiu músicas e Pixinguinha a Michael Jackson, fazendo a alegria do público que cantava e dançava com a banda.

A Lira Santa Cecília. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

“Para nós, da área de banda, é gratificante estarmos aqui prestigiando uma banda antiga como a Lira Santa Cecília e que não deixa morrer essa tradição, principalmente nesse período das dificuldades que as bandas passam para sobreviver”, afirmou o maestro da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros, Major Bombeiro Militar Aurimar Bento Donato.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o prefeito Silvestre José Gorini, o vice-prefeito João Said, o ex-prefeito Everardo Ferreira, secretários municipais e vereadores, além do prefeito de Natividade, Severiano Rezende; do Coronel Bombeiro Militar Moacyr Pires Santana Filho; do Major Bombeiro Militar Aurimar Bento Donato e do padre Rogério Cabral.

Autoridades municipais e convidadas no evento. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

Na ocasião, foi apresentada a nova sede da Prefeitura Municipal de Varre-Sai.

“Varre-Sai precisava centralizar sua administração e com o apoio do Dr. Silvestre construímos a nova prefeitura, preocupados em facilitar a vida do cidadão varresaense”, disse o ex-prefeito Everardo que realizou grande parte da obra em seu mandato.

O vice-prefeito João Said destacou a importância da Lira para o município.

“É com grande alegria que fazemos a festa dos 100 anos da Lira. Ela é de cada um de nós, de quem já tocou, andou nas ruas atrás dela. A Lira que todos fizeram dela um prêmio para Varre-Sai”, destacou.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, lembrou o período em que fez parte da Lira.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

“Participei da Lira como músico por 30 anos e como presidente por 10 anos, época em que as famílias tinham orgulho de ter um membro na Lira. A Lira Santa Cecília é eterna e queremos mais uma vez parabenizar a vocês que deixaram essa marca indelével. Obrigada à Sinfônica do Corpo de Bombeiros. Fiz questão de trazer vocês aqui para incentivar nossas crianças e jovens na música. Já em relação à nova Prefeitura, essa construção não é nossa, mas de todos vocês de Varre-Sai que podem se orgulhar desse prédio”, frisou o prefeito.

Parque de Eventos – A Festa de Abril em Varre-Sai prosseguiu no Parque de Eventos com o show da Banda Suate que levou muito rock e pop para sua apresentação. De acordo com o integrante da banda varrresaense, Thomás Kofá, a intenção é agradar a todos e por isso o grupo vem tocando músicas autorais, clássicos do rock e pop.

A Banda Suate. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

“É muito importante a Prefeitura estar abraçando as bandas do município, principalmente uma banda de rock como a nossa”, afirmou.

Seguido pela Banda Beijo Apimentado que cantou músicas de gêneros diversos como forró, romântico e sertanejo.

Banda Beijo Apimentado. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

“O povo da região nos recebe bem e Varre-Sai não é diferente”, disse a dançarina e sócia-proprietária, Josy Queiroz.

A festa seguiu com apresentação do DJ Thalles.

O último show do sábado foi com a dupla Evandro e Raniery. Os irmãos que cantaram em barzinhos, formaturas, estão completando nove anos juntos com 5 CD’s e 1 DVD gravados.

A dupla Evandro e Raniery. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

“Trazemos música própria e a nossa identidade é que misturamos o rock com o sertanejo”, lembrou Evandro.

No domingo, a Lira Santa Cecília passou em Alvorada, aconteceu apresentação da Banda Municipal de Natividade, Leila R. Werneck Arenari e à noite as  Bandas Lifera e Beijo com Mel encerraram o evento.

A Banda Lifera. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

 

A Banda Beijo com Mel. Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

A Festa de Abril é uma realização da Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes, com o apoio das demais Secretarias Municipais.

O secretário municipal de Turismo e Esportes, Adriano de Oliveira Silva, lembrou que a chuva atrapalhou um pouco o evento, devido aos transtornos que causou no local, como o barro.

“Já me reuni na segunda-feira, no local de eventos, com o prefeito Silvestre e estamos analisando uma solução para acabar com o problema para o Festival do Vinho, próxima festa que acontecerá no local”, concluiu o secretário.

 

Silaine Terra /Departamento de Comunicação

Prefeitura Municipal de Varre-Sai

Fotos: Elcinei Borges/Sidney Rocha

 

 

Veja também

Coluna do Leitor: Estiagem – Não vou culpar o Santo

De quem é a culpa pela estiagem que castiga as regiões Norte e Noroeste fluminense? …

Seca na região: 10 cidades estão em estado de emergência

Seca na região: Situação é mais crítica nas regiões Norte e Noroeste do estado. 10 …

Seca: Natividade também decreta situação de emergência

Seca na região Noroeste Fluminense continua e Natividade também decreta situação de emergência A Secretaria de …