Home » Destaques » Flamengo ou Liverpool: Quem tem o melhor ataque?

Flamengo ou Liverpool: Quem tem o melhor ataque?

Neste sábado, Flamengo e Liverpool se enfrentam na final do Campeonato Mundial de Clubes. O melhor ataque é formado por Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol ou Salah, Mané e Firmino?

Quem é melhor, Flamengo ou Liverpool? A resposta só saberemos no sábado, quando brasileiros e ingleses vão se enfrentar às 14h30 (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa em Doha, no Catar, valendo o título de campeão mundial de 2019. Mas para já começar a projetar o duelo,foi comparado os badalados trios de ataque dos dois clubes, que chegam à final como a grande sensação.

O Estádio Internacional Khalifa, em Doha, será o palco da grande final. Foto: fifa.com

De um lado, o trio rubro-negro ABG: Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Do outro, o SMF dos Reds: Salah, Mané e Firmino. Mas como fazer uma comparação justa de duas realidades tão diferentes? O Liverpool joga no calendário europeu, que começa e termina no meio do ano, e o Flamengo disputa campeonato estadual, que não existe na Europa, e soma 18 jogos a mais que os ingleses em 2019.

Para não ficar desproporcional, pegamos o total de gols dos dois clubes em jogos oficiais nos últimos 12 meses e levantamos a participação direta que cada trio teve, entre assistências e finalizações certeiras. Na frieza dos números, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol foram mais decisivos para o Flamengo do que Salah, Mané e Firmino para o Liverpool em 2019.

PARTICIPAÇÃO EM GOLS EM 2019 POR COMPETIÇÃO

Trio do Flamengo Trio do Liverpool
Brasileiro 66 Premiere League 59
Carioca 20 ——————————–
Libertadores 18 Champions 18
Copa do Brasil 3 Supercopa da Uefa 2
Mundial 2 Mundial

Os números dos trios são parecidos nos campeonatos nacionais e continentais , mas é importante citar que Flamengo e Liverpool jogaram torneios distintos de diferentes graus de dificuldade. Uma curiosidade é que mesmo tirando da conta os 33 gols do time (e os 20 do trio) no Carioca, que tem o menor nível técnico, o tridente rubro-negro continuaria à frente da trinca dos Reds em participações diretas e ainda aumentaria sua produtividade para 76% na equipe.

Arrascaeta, Bruno Henrique & Gabigol

Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique.

O trio do Flamengo participou de 109 dos 150 gols oficiais do time na temporada, o que equivale a 72,6% de produtividade. Artilheiro do Brasil no ano, Gabigol passou em branco na semifinal contra o Al Hilal, da Arábia Saudita, mas continua como goleador máximo com 43 bolas na rede. Não muito distante, Bruno Henrique vem atrás com 35, enquanto Arrascaeta marcou 18 vezes.

Por sua vez, o uruguaio é o maior garçom do futebol brasileiro este ano com 19 assistências, sendo 15 delas para seus dois companheiros de ataque. Bruno Henrique também foi bastante solidário e serviu outros jogadores do time 16 vezes , enquanto Gabigol soma 11 passes para gol.

Salah, Mané & Firmino

Salah, Roberto Firmino e Mané

No Liverpool, foram 124 gols somando os seis meses finais da última temporada europeia e o primeiro semestre da atual. Deste número, seu trio foi responsável diretamente por 81, o que equivale a 65,3% da produtividade dos Reds. O senegalês Sadio Mané é o artilheiro do time em 2019 com 30 bolas na rede, seguido de perto pelo egípcio Mohamed Salah, que marcou 24.

Herói da semifinal do Mundial contra o Monterrey, do México, o brasileiro Roberto Firmino tem o mesmo número de assistências e bolas na redes no ano, sendo o garçom do trio com 12 passes para gol. Salah também se destaca no quesito, tendo servido 10 vezes os companheiros, contra sete de Mané.

Se por um lado o Flamengo conta com um trio em melhor momento, por outro os números mostram que o Rubro-Negro é mais dependente de Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta do que o Liverpool de seu tridente. Em 55 jogos no ano, o clube inglês estufou as redes 43 vezes com outros jogadores do elenco, sem a participação de Salah, Mané e Firmino.

É hora de testar as forças dos times e o poderio de seus respectivos trios.

Fonte: GLOBO ESPORTE

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: