Home » Notícias » Frente fria chega ao sudeste nesta sexta-feira

Frente fria chega ao sudeste nesta sexta-feira

Frente fria faz temperatura entrar em acentuado declínio no Estado do Rio de Janeiro. Previsão é de chuva forte na capital e pouca intensidade no interior

Uma frente fria avança pelo Sudeste e muda o tempo no Rio de Janeiro. As nuvens de chuva da frente fria começaram a chegar no sul do estado do Rio de Janeiro ainda na tarde desta quinta-feira, 2 de agosto, e no começo da noite sobre o Grande Rio.

O mar se agita bastante na sexta-feira no litoral do RJ. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

 

Por volta das 20 horas, o radar meteorológico do Sumaré, operado pelo Alerta Rio – Prefeitura do Rio de Janeiro, registrava áreas de chuva moderada a forte avançando sobre a zona oeste da cidade do Rio. A chuva avança na madrugada de sexta-feira em direção aos Lagos e ao norte do estado do Rio e pode cair moderada em alguns locais.

O tempo fica instável no decorrer desta sexta-feira com chuva frequente especialmente no litoral. Há condições para chuva volumosa, mas não necessariamente com raios. Entre a noite do dia 04 e a manhã do dia 05 de agosto a chuva cai com até forte intensidade na capital.

 

 

As imagens de satélite mostram a nebulosidade da frente fria avançando sobre o estado do Rio de Janeiro. Foto: Climatempo

Ventos

Os ventos se intensificaram sobre o estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira por causa do deslocamento desta frente fria em direção ao estado. A estação do Instituto de Meteorologia em Marambaia registrou rajadas de vento de 63 km/h entre 10h e 11h da manhã desta quinta-feira. No Pico do Couto, nos arredores de Petrópolis, as rajadas chegaram aos 72 km/h entre 9h e 10h. No decorrer desta sexta-feira, todo o estado do Rio, mas principalmente as regiões litorâneas, ficam sujeitas a ventos fortes, com rajadas que chegar aos 90 km/h.

 

 

Temperatura em declínio

A temperatura entra em acentuado declínio no estado do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, sem a presença do sol forte, com a chuva, os ventos frios de origem polar, a temperatura cai muito. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,4°C na cidade do Rio nesta quinta-feira, na região de Santa Cruz.

Com a  chuva mais persistente e ventos, a baixa temperatura será sentida também no sábado.

 

VEJA COMO FICA O TEMPO NO GRANDE RIO

 

Risco de ressaca

O vento persistente sobre o oceano provocado pelo ciclone extratropical vai fazer o mar subir no litoral sul do Rio de Janeiro. No Grande Rio o mar se agita bastante na sexta-feira, com ondas de até 2,0 metros com séries maiores. No sábado as ondas chegam a até 2,5 metros. A Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca nestes dias.

Fonte: Climatempo /  Por Bianca Lobo

 

Chuva volumosa no litoral de SP e do RJ

Devido a combinação especial do relevo e da circulação de ventos gerada pelo ciclone extratropical associado a esta frente fria, não se pode descartar a ocorrência de chuva volumosa nas próximas 48 horas em áreas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A combinação da grande dose de ar úmido marítimo, injetada sobre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro pelos ventos do ciclone extratropical, com o bloqueio natural causado pelas montanhas da Serra do Mar, gera um acúmulo de nuvens que podem provocar chuva persistente por várias horas consecutivas. Além disso, o ciclone extratropical gera ventos fortes e deixa o mar agitado. Há risco de ressaca nesta sexta-feira nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

VEJA COMO FICA O TEMPO NA REGIÃO SUDESTE

 

Fonte: Climatempo

 

 

Veja também

Frente fria provoca chuva no Grande Rio nesta terça

Frente fria traz previsão de chuva fraca para a região metropolitana e o sul fluminense. …

Frio diminui no Sudeste mas temperatura continua baixa

 Frente fria se afasta mas continua frio nas madrugadas. À partir do início da semana, …

Frio chega antes no Noroeste e Zona da Mata

Enquanto a capital terá temperaturas de até 31°, no Noroeste Fluminense e na Zona da …