Home » Notícias » Frente fria traz muita chuva para parte do Sudeste

Frente fria traz muita chuva para parte do Sudeste

Frente fria deve trazer chuva já a partir deste fim de semana, prolongando-se por vários dias em grande parte da Região Sudeste

Uma nova frente fria avança sobre a Região Sudeste do Brasil neste fim de semana e traz muita chuva para quase todas as áreas. A previsão é que esta frente fria chegue ao litoral do Rio de Janeiro durante o domingo, 19 de novembro, e fique quase parada na costa fluminense pelo menos até o dia 22 de novembro. A presença desta frente fria, combinada com a circulação dos ventos sobre o Brasil em diversos níveis da atmosfera, vai fazer com que áreas de instabilidade fiquem persistentes sobre grande parte da Região Sudeste, provocando chuva por vários dias.

Foto de Guilherme Henrique Gaspardi, Itapira (SP) / Climatempo

Sábado sol, calor e pancadas de chuva

maioria das áreas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais ainda tem muito sol e calor neste sábado, com previsão de pancadas de chuva para o fim da tarde ou noite. Isto vale para a região da cidade do Rio de Janeiro e para a Grande Belo Horizonte. As duas capitais e também Vitória terão um sábado muito quente. No Vale do Rio Doce, no Jequitinhonha, no Norte Fluminense e no Espírito Santo não deve chover e o forte calor deve incomodar muita gente.

Mas em São Paulo, o tempo fica muito instável com o impacto da chegada da nova frente fria. Várias áreas do estado podem ter chuva na madrugada e pela manhã e há previsão de temporais para todas as regiões paulistas à tarde e à noite. Rajadas de vento com até 90 km/h podem ocorrer durante as pancadas de chuva. A chuva poder ser volumosa e causar alagamentos nos centros urbanos.

 

 

Chuva se espalha no domingo

Durante o domingo, 19, com a frente fria chegando ao litoral do Rio de Janeiro, a chuva se espalha sobre a Região Sudeste. Pancadas de chuva são previstas para todos os estados, porém, sobre o Espírito Santo, o Norte Fluminense e o centro-norte de Minas Gerais, as pancadas de chuva só devem ocorrer a partir da tarde e a chuva não deve se prolongar por muito tempo.

Já  o Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, em outras áreas do Rio e sobre o centro-norte de São Paulo, a chuva do domingo deve ser persistente e há risco de chuva moderada a forte. A Grande São Paulo e o litoral paulista podem ter chuva moderada e prolongada. Confira a previsão para a Região Sudeste para os próximo cinco dias.

 

Grandes volumes de chuva

A próxima semana será marcada por muitas pancadas de chuva sobre a Região Sudeste. O mapa mostra a estimativa do volume de chuva sobre o Sudeste para o período de 18 a 22 de novembro de 2017. As manchas verdes indicam 100 mm ou mais acumulados em 5 dias.

 

Veja a previsão para o fim de semana em todo o Brasil

Veja a previsão para o fim de semana na região Sudeste

Fonte: Climatempo

 

 

 

 

Veja também

Zona de Convergência traz mais chuva para a região

Zona de Convergência causa concentração das áreas de nebulosidade chuva no Sudeste. Muitos locais podem …

Outubro termina com chuva na região Sudeste

A chuva na região Sudeste deve continuar nesta terça-feira. No Noroeste Fluminense, a previsão é …

Calor no RJ pode chegar aos 40°C nesta sexta-feira

O calor no RJ continua. Uma frente fria chega nesta sexta-feira (20)na região, mas só …