Home » Destaques » Horário de verão termina neste sábado

Horário de verão termina neste sábado

O próximo sábado (21 de fevereiro) será mais longo, com 25 horas de duração, por marcar o final de mais uma edição do horário brasileiro de verão para os habitantes de dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal.

horario_de_verao

À meia-noite de sábado para domingo (22), os relógios deverão ser atrasados em 60 minutos, voltando a marcar 23 horas e repondo a hora que foi subtraída no dia 21 de outubro de 2014, quando a medida entrou em vigor. Este ano o horário especial durou uma semana a mais, devido ao carnaval

O governo federal havia cogitado prorrogar a vigência do horário de verão neste ano, porém descartou a medida. Após reunião com a presidente Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse no dia 11 de fevereiro que o governo avaliou que não vale a pena estender o horário diferenciado.

Braga explicou que, com mais um mês de horário de verão, algumas localidades do país ficariam com um período da manhã mais escuro, acarretando mais consumo de energia. Ele disse também que a economia no final da tarde não seria tão expressiva, já que o pico de consumo tem se deslocado do final da tarde para o início da tarde.

A adoção do horário de verão permite aproveitar melhor a luminosidade natural, maior nesta época do ano, aliviando as condições de operação do sistema elétrico em um dos períodos de maior demanda, entre 18 e 21 horas – ou entre 19 e 22 horas durante a vigência da medida.

Veja também

Horário de verão começa domingo em meio a crise no setor elétrico

País enfrenta queda acentuada no nível de reservatórios de hidrelétricas. Horário de verão deve levar …