Home » Destaques » Itaperuna: Atenção, meninas! Partiu, vacinação contra o HPV

Itaperuna: Atenção, meninas! Partiu, vacinação contra o HPV

Já começou a Campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Então, partiu unidade de Saúde mais próxima de sua residência! Bora, participar da Campanha!

De acordo com o coordenador do Setor de Imunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, Vanilton Miranda, os postos de vacinação em Itaperuna já se encontram em pleno funcionamento. “A campanha é direcionada a todas as meninas de 9 a 11 anos, e é de cunho Nacional, sendo realizada nos demais estados. A vacina é do tipo quadrivalente e previne contra quatro tipos de HPV, os vírus 6, 11, 16 e 18, sendo que dois deles (16 e 18) estão mais presentes nas infecções por HPV, que levam ao câncer de colo de útero”, lembra o coordenador.

Ainda de acordo com Vanilton, esses vírus são responsáveis por mais de 70% das notificações de casos de câncer do colo de útero no Brasil. “É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, ficando atrás do câncer de mama. Nas estatísticas do Ministério da Saúde encontramos como a terceira causa de óbito entre as mulheres no Brasil”, diz Vanilton.

A abertura da Campanha de Vacinação contra o HPV aconteceu no início deste mês e contou com a participação do secretário Municipal de Saúde, Marcelo Poeys. “Neste ano, a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos de idade. Desde o dia 3 de março, a vacina quadrivalente já se encontra disponível no Sistema de Saúde do município de Itaperuna. Com isso, espero que todos os responsáveis levem suas filhas ao posto de vacinação mais próximo de suas residências”, reforça o secretário.

Segundo Marcelo, a vacinação é a forma mais garantida de se prevenir uma doença. “Acredito que todos querem o melhor para seu filho. Vacinando essas meninas, estamos prezando por melhor qualidade de vida no futuro, dando-lhes a oportunidade de ter uma condição de saúde melhor, no que diz respeito ao câncer de colo de útero. Zelamos por um desenvolvimento saudável dessas meninas”, garante.

MINISTÉRIO DA SAÚDE REFORÇA POLÍTICA DE PREVENÇÃO CONTRA O HPV

O Ministério da Saúde pretende reforçar as atuais ações de prevenção ao câncer do colo do útero, ocorrido em 2014, com meninas de 11 a 13 anos, e continuar com a estratégia de vacinação contra o HPV 6, 11, 16 e 18 em 2015.

O objetivo do Ministério com essa estratégia é o de, conjuntamente, com as atuais ações instituídas pelos estados e municípios brasileiros, rastrear o câncer e vacinar, a partir de março de 2015, as meninas da faixa etária de 9 a 11 anos (1ª dose).

A vacinação contra o HPV possibilitará, em um período de médio a longo prazo (5 a dez anos), a diminuição gradativa da infecção pelo HPV e assim, conferir imunidade preventiva no futuro, às meninas vacinadas hoje. Segundo estudos do Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é a terceira causa de morte entre mulheres no Brasil.

POSTOS DE VACINAÇÃO EM ITAPERUNA:

BOA FORTUNA

BOA VENTURA

CENTRO DE SAÚDE DR. RAUL TRAVASSOS – SALA DE VACINAS

COMENDADOR VENÂNCIO

HORTO

RAPOSO

RETIRO DO MURIAÉ

SÃO FRANCISCO

SÃO MATHEUS

SURUBÍ

Os postos funcionam de 8h às 16h. Vale reforçar que além das meninas de 11 a 13 anos que ainda não receberam a segunda dose de 2014, estão sendo ofertadas vacinas de HPV para as meninas entre 9 e 11 anos.

 

Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna

Fotos: NICES

Veja também

Expo Itaperuna começa neste fim de semana

A Expo Itaperuna terá shows de Marília Mendonça e Maiara & Maraisa. O Blog do …

Jovem mata ex-companheira e se suicida em Itaperuna

Ele com 17 anos, ela com 19. Jovem mata ex-companheira e se suicida em Itaperuna, …

Noroeste continua sob a proteção do 29º BPM

Atividade do Guardião do Noroeste continua normal. Medo de uma paralisação assustou toda a região. …