Home » Destaques » Itaperuna: Campanha de Vacinação Antirrábica foi um sucesso

Itaperuna: Campanha de Vacinação Antirrábica foi um sucesso

Realizada no último sábado (06) em Itaperuna, RJ, a Campanha de Vacinação Antirrábica foi um sucesso.

Os donos de cães e gatos compareceram ao chamamento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou técnicos da Vigilância Sanitária, CVAS (Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde) e NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), para a realização do trabalho.

02 (4)

 

Marcelo Poeys, secretário Municipal de Saúde, acompanhou de perto a ação. “A realização desta campanha é necessária para que possamos prevenir a disseminação da raiva em nossa cidade. Nossa expectativa é que consigamos atingir 100% de cobertura vacinal antirrábica e o trabalho em equipe é de suma importância para que consigamos atingir nossos objetivos”, diz o secretário.

04 (4)

A veterinária Andreia Teixeira Serôdio, coordenadora da Vigilância Sanitária, disse que para este ano existe a expectativa de vacinar 30% a mais de cães e 32% de gatos. “Em 2013 vacinamos 9.331 cães. Em 2014 estimamos vacinar 13 mil. Em relação aos gatos, nós vacinamos 2.087 felinos no ano passado. Em 2014 nossa intenção é vacinar 3.100 animais”, ressalta Andreia.

03 (3)

Marco Antônio da Silveira, coordenador da CVAS, informou que o trabalho realizado durante a campanha envolveu cerca de 50 colaboradores. “O pessoal atendeu no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e demais postos de Saúde nos bairros. Nós procuramos seguir à risca o planejamento do secretário Marcelo Poeys e obtivemos êxito em nossa campanha”, finaliza.

NICES INFORMA

Raiva – A doença é causada por um vírus (Rhabdovírus) que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica.

A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões – quase 85% – dos casos, seguido pelos felinos.

 

Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

Veja também

Termina em morte o sequestro em Itaperuna

Polícia prendeu 4 pessoas que confessaram o assassinato da vítima no mesmo dia. Termina em …

Homem é preso em Itaperuna com 5 veículos roubados

Quatro automóveis, uma moto, armas e munições foram encontradas com o suspeito. Homem é preso em …

Jovens são assassinados em Itaperuna

Crime ocorreu no Bairro Fiteiro. Moto com dois ocupantes passa por um bar, o garupa …