Home » Destaques » Itaperuna é sede da terceira Organização de Procura de Órgãos do Estado

Itaperuna é sede da terceira Organização de Procura de Órgãos do Estado

Prefeito Alfredão e secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, participam da inauguração

O Programa Estadual de Transplantes (PET) inaugurou nesta quinta-feira (23), a terceira Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Estado do Rio de Janeiro. A unidade, que funcionará em Itaperuna, no Hospital São José do Avaí (HSJA), atenderá a 26 municípios das regiões do Norte-Noroeste Fluminense e Lagos. As outras duas OPOs funcionam na capital.

???????????????????????????????

Dentre as autoridades presentes, o secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir; o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão); Juliano da Silva França, secretário Municipal de Saúde; Murilo Gouveia, secretário Municipal de Governo; Alexandre Pereira da Silva (Alexandre da Auto Escola), presidente da Câmara de Itaperuna; Dr. Renam Catharina Tinoco, diretor do HSJA; a subsecretária de Atenção à Saúde, Mônica Morrisy Martins Almeida; o coordenador Geral do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo; demais autoridades e convidados.

3 (5)

De acordo com o prefeito Alfredão, o município deu um passo à frente e citou o Dr. Renam como um visionário, que há 12 anos enviou uma equipe aos Estados Unidos para buscar melhores informações sobre o assunto. “A instalação da OPO em nossa cidade é motivo de grande orgulho”, ressalta Alfredão. O secretário Marcos Musafir falou brevemente sobre o investimento do Governo Estadual e disse que o Estado reduziu em 70%, o número de pessoas aguardando por transplantes.

Já o Dr. Renam disse que o município possui muitos pacientes que necessitam de transplantes de rins. “Temos muitos pacientes de rins para ser transplantados. Agora, teremos mais recursos e melhores condições para atender a população”, comemora. O presidente Alexandre da Auto Escola enalteceu o trabalho das equipes envolvidas na conquista e disse que é uma grande honra para o município ter uma unidade da OPO. O secretário Juliano disse que o HSJA é uma referência para todo o Brasil e que esse reconhecimento leva o nome do município além das fronteiras do País.

As OPOs foram criadas com o intuito de descentralizar e aperfeiçoar o processo de doação de órgãos e tecidos, consolidando o trabalho do PET. Elas atuam em conjunto com as equipes já existentes, como o grupo de Terapia Intensiva e a Coordenação Familiar, responsáveis pelo suporte clínico aos potenciais doadores e às famílias, respectivamente. As notificações de órgãos continuarão a ser feitas ao PET através do Disque-Transplantes (155).

Decom – Itaperuna, com informações da Secretaria de Estado de Saúde

Fotos: Marcelo Nunes

Veja também

Jovem mata ex-companheira e se suicida em Itaperuna

Ele com 17 anos, ela com 19. Jovem mata ex-companheira e se suicida em Itaperuna, …

Noroeste continua sob a proteção do 29º BPM

Atividade do Guardião do Noroeste continua normal. Medo de uma paralisação assustou toda a região. …

Fortes chuvas em Itaperuna alagaram dezenas de ruas

Na tarde de segunda-feira, fortes chuvas em Itaperuna alagaram dezenas de ruas. Transtorno ocorreu em …