Home » Destaques » Itaperuna: um canteiro de obras a todo vapor

Itaperuna: um canteiro de obras a todo vapor

Obra da Vinhosa, ruas asfaltadas e construção de diversas UBS movimentam a cidade

O município de Itaperuna, RJ, transformou-se num grande canteiro de obras, cujos trabalhos estão a todo vapor. Além da obra da Vinhosa, que visa sanar os problemas das chuvas que ocasionam alagamentos constantes naquela região, o município está sendo considerado a “Cidade das UBS”, devido as inúmeras construções de Unidade Básica de Saúde (UBS) em bairros e distritos. Homens e equipamentos também estão espalhados pela cidade asfaltando diversas ruas por alguns bairros.

CIDADE DAS UBS

Não é por acaso que Itaperuna está sendo considerada a “Cidade das UBS”. A UBS do Bairro Surubi já está funcionando e vem atendendo a comunidade de forma bastante eficaz. Já a UBS do Bairro Boa Vista (Matadouro) será inaugurada em breve e diversas outras UBS estão sendo instaladas no município. Além dos bairros Cehab, Aeroporto, Carulas, Boa Fortuna e Presidente Costa e Silva (João Bedim), o distrito de Aré também vai receber uma UBS, que será utilizada, inclusive, para atender a comunidade de Nossa Senhora da Penha.

UBS Cehab Construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Cehab

UBS Aeroporto Construção da Unidade básica de Saúde do Bairro AeroportoUBS Carulas Construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro CarulasUBS Presidente Costa e SilvaConstrução da Unidade Básica de Saúde do Bairro João Bedim

RUAS ASLFALTADAS

Neste primeiro momento serão asfaltados 10 km de ruas. É muito importante que se esclareça, que o convênio que proporciona este asfaltamento, diz respeito a “recapeamento”, portanto, este asfalto não pode ser utilizado em estrada de chão. Já existe licitação pronta para calçar diversas outras ruas, cujos trabalhos só poderão ser realizados após o período eleitoral.Asfalto Cehab 01 Asfalto Cehab 02 Asfalto Frigorífico 1 Asfalto Frigorífico 2

 

 

OBRA DA VINHOSA

A obra de drenagem urbana e esgotamento sanitário do Bairro Vinhosa visa sanar os problemas das chuvas que ocasionam alagamentos constantes naquela região, incluindo as proximidades do Hospital São José do Avaí e adjacências. Uma reivindicação antiga de moradores e comerciantes que está sendo atendida.

DEPOIMENTOS

Para o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, este é um momento especial da atual administração.

– Nós sofremos muitas críticas e pouca coisa nós poderíamos ter feito no início do governo. Começamos a colocar a casa em ordem, assim que conseguimos quitar as 14 certidões negativas do CAUC – SIAFI. Hoje nós estamos com obras espalhadas em diversos pontos da cidade. Eu gostaria de pedir a compreensão da população, no sentido de ter paciência, afinal, as obras realmente trazem transtornos, mas, os transtornos passam e as melhorias ficam – lembra Alfredão.

O Cadastro Único de Convênio (CAUC) trabalha juntamente com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), com o objetivo de dar transparência nas transferências de recursos da União.

De acordo com o superintendente Municipal de Saúde, Dr. Elias Daruis, o município tem feito por merecer o status de “Cidade das UBS”.

– Nós temos feito o dever de casa. Trazer tantas UBS para o município não foi uma tarefa fácil. Com muita luta, esforço e dedicação, nossa equipe conseguiu atender todas as exigências e, hoje, graças a Deus, começamos a colher os frutos do trabalho. Nossa administração tem uma filosofia de trabalho pautada na transparência e na humanização dos setores. Vamos continuar trabalhando em busca de outras conquistas para o nosso município – finaliza Dr. Elias Daruis.

 

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna, com apoio do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde)

Fotos: Marcelo Nunes

 

Veja também

Cabo PM de Itaperuna é morto por bandidos em Macaé

Bandidos trocam tiros com integrantes do 32ºBPM em Macaé. No confronto, policial é atingido na …

Festival Gastronômico Sabores do Noroeste

Festival Gastronômico Sabores do Noroeste em Itaperuna será neste final de semana (10 a 12 …

Coluna do Leitor: Estiagem – Não vou culpar o Santo

De quem é a culpa pela estiagem que castiga as regiões Norte e Noroeste fluminense? …