Home » Destaques » Macaé entra para a lista dos municípios com casos de malária no estado

Macaé entra para a lista dos municípios com casos de malária no estado

a4eac3c4f39287caba1aaebec06c5d20_390x293Pela primeira vez Macaé apareceu na lista dos municípios com notificações de casos confirmados de malária no estado do Rio de Janeiro. A notícia foi divulgada pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde na última terça-feira (10). De acordo com a superintendência os outros municípios com casos da doença são Nova Friburgo (com 6 casos), Miguel Pereira (com 4), Petrópolis (com 2), Teresópolis (com 1), Magé (com 1) e Guapimirim (também com 1 único caso de malária). A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde informou que ainda não há evidências que apontem a ocorrência de epidemia de malária no estado do Rio de Janeiro.

A superintendência ressaltou que mantém equipes de campo nos locais de provável contaminação para levantamento dos vetores da doença, além de acompanhar e avaliar os casos já notificados. Segundo a superintendência, anualmente são registrados casos de malária com contaminação ocorrida no estado do Rio de Janeiro, ou seja, não é possível afirmar que a doença esteja erradicada no estado.

Ainda de acordo com a nota da superintendência, “é preciso deixar claro ainda que a situação de alerta é direcionada para as pessoas que irão visitar as regiões próximas à Mata Atlântica, devido ao forte calor, que favorece o desenvolvimento do mosquito. Como a transmissão ocorre em ambiente silvestre, a orientação para as pessoas que tenham frequentado áreas de Mata Atlântica e apresentem quadro febril é para que busquem atendimento médico, informando o histórico de viagem, para facilitar o diagnóstico e o início de tratamento adequado. Não há óbitos confirmados e até o momento, os casos registrados apresentam a versão branda da doença”.

Por nota a prefeitura de Macaé informou que oficialmente a Secretaria de Saúde de Macaé possui um caso confirmado e outro sob investigação, ambos são de não residentes de Macaé, mas que fizeram visita ao Sana, local que possui as condições de mata propícias à existência do mosquito transmissor da doença. A prefeitura ressaltou que não há dados que indiquem surto ou aumento da doença, já que a média histórica vem se mantendo a mesmo dos anteriores (2013 e 2014), no mesmo período (janeiro e fevereiro), foram confirmados dois casos em cada ano.

Na nota a prefeitura garante que vem intensificando as medidas preventivas com ações educativas, informando a população sobre a doença, o correto uso dos mosquiteiros impregnados com repelente de longa duração e os cuidados como a proteção individual e coletiva, roupas que protejam pernas e braços e telas em portas e janelas, além de evitar locais de transmissão à noite.

Febre maculosa em Campos

Em Campos foi confirmado nesta semana o caso de febre maculosa de um homem de 58 anos, atendido no Centro de Referência da Dengue. O homem foi atendido no final do mês passado e mesmo após ter sido tratado e recebido alta, o setor de epdemiologia resolveu apurar a possível doença, que é transmitida pelo carrapato estrela.

A suspeita inicial era dengue ou leptospirose, por conta da febre, dores de cabeça e indisposição, sintomas muito parecidos com os da doença, mas os hábitos do morador da Tapera (caça a noite), além da evolução do caso com sangramentos nas extremidades do corpo, levaram o médico a desconfiar de febre maculosa.

Ele chegou a ficar internado em estado grave, mas recuperou-se. No passado, três homens morreram vítimas da doença no município de Varre-Sai e um paciente foi tratado em Campos.
Fonte: Folha da Manhã/Michelle Gomes

Veja também

Bacia de Campos vai ganhar 7 mil novas vagas de emprego

Capital estrangeiro no pré-sal deve gerar R$ 10 bilhões de investimentos anuais e cerca de …

Acidente em plataforma mata jovem petroleiro

Trabalhador caiu de um piso de 12 metros de altura, na plataforma PCH-2 e não …

Líder comunitário é assassinado em Macaé

Cacau da Ajuda foi candidato a vereador em Macaé. Dois homens em uma moto efetuaram …