Home » Destaques » Massa de ar polar derruba temperatura no Sudeste

Massa de ar polar derruba temperatura no Sudeste

Ventos frios de uma massa de ar polar faz a temperatura despencar durante todo o fim de semana na região Sudeste

Uma grande massa de ar polar vai espalhar frio por todo o Sudeste do Brasil neste fim de semana. Essa massa polar é a mais intensa de 2017 até agora, e deve superar os recordes de frio observados este ano.

Entre a noite do sábado, 10, e a madrugada do domingo, 11 de junho, o centro da massa polar, que é a região mais fria, passa sobre parte do Sul e do Sudeste e depois vai para o mar. Assim, a madrugada e o amanhecer do domingo ainda serão muito frios. Outros dois fatores colaboram para que o resfriamento do ar seja intenso: a noite longa e a falta de nebulosidade.

 A forte massa de ar polar entrou no Brasil, causou um resfriamento muito acentuado neste sábado, 10 de junho, chegando a causar temperaturas abaixo de zero e geada na região Sul do país.
Na região Sudeste, a frente fria ocasionada pela massa de ar polar, chegou a causar geada na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo e  Minas Gerais. Também geou durante a madrugada de sexta para sábado no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro.

Veja a previsão do tempo para o domingo para a região Sudeste:

:

Possibilidade de recorde de frio em Minas Gerais

Neste fim de semana, o maior resfriamento será sentido por áreas do centro-sul de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata mineira, o sul do estado e o Triângulo Mineiro, com queda brusca nas temperaturas. A capital pode bater novos recordes de frio sucessivos na madrugada deste sábado (10) e no domingo (11). O recorde atual de temperatura mínima em Belo Horizonte é de 15,3°C no dia 30 de maio.

Geada e nevoeiro

No sul de Minas Gerais, os termômetros poderão ficar abaixo dos 5°C e há previsão de geada, especialmente no domingo.

 

Muita atenção quem for viajar neste fim de semana! O frio intenso provocado pela presença do ar polar vai favorecer a formação de muito nevoeiro ao amanhecer. A visibilidade pode ficar baixa em estradas que passam pelo sul de Minas, Zona da Mata e até pelo Triângulo Mineiro.

A friagem da noite deste sábado pode ocasionar nevoeiro ao amanhecer, como já ocorreu no início desta mesma semana, no Noroeste Fluminense e na Zona da Mata mineira. Foto: Val Oliveira

De todo o estado de Minas Gerais, apenas o norte mineiro e o Vale do Jequitinhonha não devem ter uma queda tão acentuada nas temperaturas. Ainda assim, um pouco de ar polar consegue chegar à região no domingo e o calor intenso diminui.

 

Veja a previsão do tempo para o domingo no Rio de Janeiro:

Frente fria vira o tempo no Espírito Santo

Uma frente fria já mudou o tempo  em grande parte do Espírito Santo neste sábado (10). No início desta tarde, muitas nuvens já cobriam o estado e, na Grande Vitória, as rajadas de vento estavam entre 40 e 50 km/h.
Em Vitória, às 13 horas deste sábado, a temperatura era de apenas 24°C. Foto: Marcos Umberto
O grande destaque será a queda de temperatura. Os ventos frios de uma massa de ar polar que acompanha a frente fria faz a temperatura baixar no estado. Em Vitória, às 13 horas deste sábado, a temperatura era de apenas 24°C. Ontem, no mesmo local e horário, a temperatura era de 32°C. Até amanhã (11), a temperatura cai por todo o estado.

Veja a previsão do tempo para o domingo no Espírito Santo:

Fonte: Climatempo

 

 

Veja também

Frente fria provoca chuva no Grande Rio nesta terça

Frente fria traz previsão de chuva fraca para a região metropolitana e o sul fluminense. …

Frente fria chega ao sudeste nesta sexta-feira

Frente fria faz temperatura entrar em acentuado declínio no Estado do Rio de Janeiro. Previsão …

Frio diminui no Sudeste mas temperatura continua baixa

 Frente fria se afasta mas continua frio nas madrugadas. À partir do início da semana, …