Home » Destaques » Muro desaba e pode comprometer igreja matriz de Santa Clara

Muro desaba e pode comprometer igreja matriz de Santa Clara

Perícia vai avaliar se retirada de canteiro pode ter sido causa determinante para desabamento do muro. Não foi observada nenhuma placa com nome de engenheiro responsável pela obra. Desabamento pode vir a comprometer estrutura de toda a igreja.

igre10

A queda de um muro em frente a  igreja matriz de Santa Clara, no centro do terceiro distrito de Porciúncula, pode vir a colocar em risco toda a estrutura da construção. O acidente começou a se desenhar por volta das 8horas da manhã, desta sexta-feira (24), quando parte do muro de contenção desabou, jogando grande quantidade de terra, pedra e entulhos no meio da principal via de acesso do distrito e soterrando parcialmente uma motocicleta que estava estacionada no local.

igre7

Imediatamente, soldados da Polícia Militar do destacamento de Santa Clara, isolaram o local e acionaram a Secretaria de Defesa Civil municipal. No momento do comunicado, outro susto, a parte do muro que se manteve incólume, também ruiu, desta vez, derrubando um poste de energia da principal rede de abastecimento do distrito, interrompendo todo o fornecimento.

igre6

Por sorte, pessoas que já se aglomeravam para ver o desabamento inicial, não foram atingidas pelo poste, que ficou atravessado no meio da avenida.

Com a chegada do secretário de Defesa Civil do município, Gláucio Mansur, que assumiu o comando da situação, foi providenciado a colocação de uma lona plástica em toda a extensão do desabamento, a interdição de todo o trecho e o isolamento da área atingida, preservando o local até a chegada da perícia e de engenheiros, para uma avaliação preliminar de riscos à estrutura da igreja.

igre b

Segundo o atuante secretário, o local ficará interditado ao trânsito de veículos por tempo indeterminado. ” Esta igreja é um patrimônio histórico não só do distrito, mas de toda Porciúncula. Não podemos correr o risco de que a trepidação causada pelo trânsito de veículos pelo local, possa contribuir de alguma forma para o abalo da matriz de Santa Clara”. Declarou Gláucio.

Nossa reportagem não observou nenhuma placa autorizando a obra e o pároco local, não foi encontrado na ocasião. Questionando alguns funcionários da municipalidade que se encontravam no local, sobre quem seria o responsável pela obra, nenhum deles quis se pronunciar.

igre j

Por determinação do secretário de Defesa Civil, funcionários da PMP construíram uma pequena barragem de cimento com o o objetivo de impedir que uma possível chuva caia sob a cobertura plástica, agravando ainda mais a situação.

Peritos da Polícia Civil estiveram no local fazendo uma primeira avaliação, mas os resultados não foram ainda divulgados.

igre9

Entenda o problema:

Como a igreja matriz de Santa Clara fica em uma área elevada, para a construção da principal via de acesso,  há mais de 50 anos atrás, foi necessária a retirada grande quantidade de material  em frente a igreja. Para que não houvesse uma possível erosão no local, foi construído um muro com pedras de arrimo em uma altura aproximada de 6 metros de altura. Para reforçar ainda mais este muro, foi construída uma jardineira  próxima a base como reforço complementar.

Durante as obras de reforma que estão sendo  implementadas na igreja, algumas inclusive desaprovadas claramente por paroquianos, foi decidido, que a jardineira, que ajudava a reforçar a construção, fosse retirada. Coincidentemente ou não, logo após a retirada da jardineira, todo muro de contenção veio abaixo e com ele, uma quantidade alarmante de terra e entulho, deixando as escadarias de acesso a igreja praticamente penduradas.

igre e

O grande deslizamento alarmou à todos devido a proximidade da igreja com a área colapsada. ” O terreno está muito úmido, mas ainda é muito cedo para avaliar se a igreja corre qualquer risco. Fui informado por alguns moradores, que a igreja foi construída em cima de uma rocha, o que a deixaria segura, mas, só um estudo mais aprofundado poderá nos tranquilizar. Finalizou o secretário, que já está providenciando uma ponte provisória em rua mais abaixo, para que o trânsito possa fluir por este desvio.

Veja mais imagens:

igre6 igre3 igre2 igre1 igr9 igre11 igred igre l igre k igre i igre g igre f igre a ige h igre c igre e

Val Oliveira/Blog do Tribuna Fotos: Val Oliveira/PMP

Veja também

Crime de Tombos: Pai matou o filho a facadas

David Lucca desapareceu com a mãe enquanto a família viajava de Tombos para Belo horizonte. …

Biometria obrigatória: Prazo é prorrogado no interior do RJ

O TRE/RJ decidiu prorrogar o prazo final de encerramento da biometria obrigatória em 16 municípios …

Tombos: Suspeito de assassinar mulher e filho é indiciado

Mãe e filho estavam desaparecidos desde 9 de setembro quando saíram da cidade de Tombos. …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: