Home » Destaques » ‘Novembro Azul’ é destaque em Itaperuna

‘Novembro Azul’ é destaque em Itaperuna

Ações referentes à saúde do homem estão sendo intensificadas no município

azul

O município de Itaperuna, RJ, ‘veste’ azul neste mês de novembro. A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando durante o mês de novembro uma série de ações referentes ao “Novembro Azul”, voltadas à conscientização sobre as doenças que mais acometem a população masculina, tendo como foco principal, o câncer de próstata. As ações também alertam aos homens sobre os riscos dos problemas coronários.

No próximo sábado (29), haverá o “Dia Especial da Saúde do Homem”, na Avenida Cory Pillar, das 8h às 12h, na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Bairro Presidente Costa e Silva, no local onde é realizada a Feira Livre.

Durante esse dia, serão realizadas algumas ações, como explica o coordenador do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), Gesiney Botelho. “Durante o Dia Especial da Saúde do Homem haverá prestação de alguns serviços, como por exemplo, aferição de pressão; orientações com profissionais da área médica, bem como atendimento com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiro, psicólogo, dentre outros”, informa.

Além disso, técnicos da Secretaria de Saúde irão intensificar ações de prevenção e educação em Saúde, junto às pessoas que estiverem na Feira Livre.

*CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. Este ano, 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros. (* Sociedade Brasileira de Urologia).

Dia Especial da Saúde do Homem

Data: sábado (29/11)

Horário: 8h às 12h

Local: Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) – Presidente Costa e Silva, na Avenida Cory Pillar (local onde é realizada a Feira Livre).

 

Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna

Fotos: NICES (arquivo)