Home » Destaques » Perdi o meu Título de Eleitor, e agora?

Perdi o meu Título de Eleitor, e agora?

Perdeu seu Título de eleitor? Quer saber onde e com qual documento pode votar? Veja na reportagem a seguir.

Quem tiver perdido o título de eleitor ou não o encontrar no dia da eleição já não mais terá tempo hábil para tirar uma segunda via no cartório eleitoral de sua cidade, já que o prazo final para a confecção do documento foi no dia 3 de agosto, mas calma. Nada está perdido: Você poderá votar com um documento de identificação que tenha foto!

titulo_eleitor

Como saber o número do título

O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando um documento de identificação original com foto. Quem não souber onde é o local de votação pode consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações sobre o número de inscrição, seu domicílio eleitoral, zona, seção e o endereço do seu local de votação.

Veja que outros documentos você pode levar para votar no artigo ‘Posso Votar Só Com o RG?’.

No menu do site do TSE em ‘Eleitor’ basta acessar a opção ‘Mais serviços aos eleitores’ e depois selecionar ‘Título e local de votação’. É possível consultar pelo nome ou através do número do título, nas duas situações deve-se inserir a data de nascimento e o nome da mãe, além do código de 5 dígitos que aparecerá em uma imagem. Com as informações preenchidas basta clicar em ‘Consultar’.

Como saber onde votar?

 download-37

O eleitor pode consultar o local de votação de três formas, pela internet através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais, entrando em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor ou pessoalmente no cartório eleitoral que está inscrito.

Pela internet

É possível encontrar o endereço do seu local de votação na seção ‘Título e local de votação’ no site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral que o eleitor está inscrito. Veja a lista de sites de alguns Tribunais Regionais no final do artigo.

Existem três formas de saber onde o eleitor deve votar, pelo nome, pelo número do título de eleitor ou pela zona. Nas duas primeiras opções os dados solicitados devem ser inseridos corretamente, com atenção também ao uso dos acentos, que devem ser inseridos da mesma forma que estiver no título. Se houver algum erro, a operação não é validada e o local de votação não será mostrado.

Pelo número do título

É preciso entrar no site do TSE e escolher a opção ‘Consulta por título‘, e introduzir o número do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe, se estiver presente no título. Quando o nome da mãe não é mostrado no título, o eleitor deve marcar a caixa ‘não consta/em branco’.

Com as informações preenchidas será necessário introduzir o código de cinco letras que aparece na imagem, e clicar em ‘Consultar’. As informações sobre o endereço da votação, bem como os números da zona e seção aparecerão automaticamente.

Por nome

Que não souber o número do título de eleitor pode encontrar o local de votação no site do TSE em ‘Consulta por nome‘, inserindo o nome, a data de nascimento e o nome da mãe, caso conste no título de eleitor. Se não houver o nome da mãe no título de eleitor, é preciso selecionar a opção ‘não consta/em branco’.

Após inserir todos os dados, o eleitor deve inserir o código de cinco letras mostrado na imagem e clicar no botão ‘Consultar’. Com este serviço é possível ver o número de inscrição do eleitor e as informações completas sobre o domicílio eleitoral, como endereço, número da zona e seção.

Pela zona

Esta opção não está disponível para todos os estados. Em alguns sites dos Tribunais Regionais, na seção ‘Título e local de votação’, existe a opção ‘Locais do votação’ ou ‘Consulta por zona eleitoral’. Para encontrar o endereço do seu local de votação basta selecionar o número da sua zona eleitoral, que está localizado no título de eleitor ao lado do número de inscrição, e clicar no botão ‘Listar’ ou ‘Consultar’.

O que fazer quando não funcionar

Possivelmente algum dado está escrito de forma incorreta. Verifique se todas as informações estão sem erros, se os acentos que deveriam ser colocados também foram inseridos. Caso todos os dados estejam certos e ainda assim não aparece o local de votação, aguarde uns minutos e tente novamente. É possível que o site esteja com muitos acessos no momento, o que pode gerar alguma lentidão ao procedimento.

Central de Atendimento ao Eleitor

Mesmo que o eleitor não tenha o título em mãos, é possível saber onde votar através da central de atendimento do estado em que o eleitor está inscrito. Veja abaixo a lista dos números de telefone das centrais de atendimento de todos os estados.

Veja o site de alguns estados:

  • Rio de Janeiro – informações através do Fale Conosco ou do site www.tre-rj.jus.br
  • Minas Gerais: 148 ou (31) 3291-0004 – www.tre-mg.jus.br
  • Espírito Santo: 0800-083-2010 – www.tre-es.jus.br
  • São Paulo: (11) 3130-2100 ou 148 – www.tre-sp.jus.br
  • Rio Grande do Norte: (84) 4006-5600 – www.tre-rn.jus.br
  • Amazonas: (92) 3611-2845 – www.tre-am.jus.br

    Posso votar só com o RG (Carteira de Identidade)?

    Sim, é possível votar apenas com o RG (carteira de identidade) sem mostrar o título de eleitor,desde que o eleitor tenha um título de eleitor válido e a situação eleitoral regularizada.

    Para votar sem apresentar o título de eleitor, a pessoa deve ter a situação eleitoral regular, deve estar inscrita na seção eleitoral e constar na lista de eleitores dessa seção. É importante referir que se o eleitor não votar ou não justificar por três eleições consecutivas, o título de eleitor será cancelado. Com o título cancelado, não é possível votar só com RG.

    Além do RG, é possível votar apresentando outros documentos oficiais com fotografia, como por exemplo:

    • passaporte
    • certificado de reservista
    • carteira de trabalho
    • carteira nacional de habilitação
    • carteira de categoria profissional (reconhecida por lei)

    No momento da votação, não são aceites certidões de nascimento e casamento como documento de identificação.

    Como saber qual a minha seção eleitoral?

    Quem não sabe o número do título de eleitor pode conferir em qual seção eleitoral deve votar no dia da eleição, usando um serviço disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral na seçãotítulo e local de votação.

    Para isso, o eleitor deverá introduzir o seu nome, a data de nascimento e o nome da mãe.

     

    Fonte: Guia do Eleitor

  •  madeireira-pau-forte PROPAGANDA
  • unidas-farma-Jose-Tannus-1 unidas tannus

Veja também

TSE aprova calendário eleitoral para as eleições de 2016

 Quem quiser ser candidato no próximo ano precisa se filiar a um partido político até …

Francisco Bohrer é o novo prefeito de Natividade

Natividade voltou às urnas e elegeu Chico da Saúde, que vai governar o município nos …

Natividade irá às urnas em maio com 3 candidatos à prefeito

Após o fim do prazo para realização de  convenções partidárias definidas por lei, ficou decidido …