Home » Destaques » Pesquisa aponta empate técnico entre Dilma e Aécio em eventual segundo turno

Pesquisa aponta empate técnico entre Dilma e Aécio em eventual segundo turno

Dilma perde mais dois pontos e acentua probabilidade de segundo turno

A pesquisa do Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira, dia 17, aponta mais uma queda nas intenções de voto de Dilma Rousseff, acentuando ainda mais a possibilidade de um eventual segundo turno nas eleições presidenciais.

Dilma, que nos dias 1 e 2 deste mês, aparecia nas pesquisas com 38% das intenções de voto, perdeu 2% em nova queda, ficando no patamar de 36%.

A boa notícia para a candidata PTista, é que seu principal adversário, o Tucano Aécio Neves se manteve no mesmo patamar da pesquisa passada, ou seja, continuou com 20% das intenções de voto, tendo o terceiro colocado, Eduardo Campos (PSB) caído de 9 para 8% das intenções de voto.

Com esses novos números, a soma do percentual de intenções de voto dos adversários de Dilma Rousseff, é a mesma da Ptista, 36%, lembrando sempre, que para um candidato vencer a eleição em primeiro turno, é necessário que o candidato consiga mais votos do que a soma de todos os adversários.

Outro dado relevante apontado nesta pesquisa, realizada entre os dias 15 e 16 deste mês, é que neste cenário, em uma simulação de um possível segundo turno entre Dilma e Aécio, já aparece um empate técnico entre a PTista e o Tucano.

Outro dado que chamou a atenção nesta recente pesquisa, foi o contínuo aumento do índice de rejeição de Dilma, que passou de 32% para 35% em menos de 15 dias.

Nesta pesquisa, o índice de rejeição de Aécio também cresceu, passando de 16 para 17% dos entrevistados, enquanto o índice de rejeição de Eduardo Campos se manteve em 12%.

O percentual dos que disseram não saber ainda em quem votar ou não responderam em quem votariam, subiu de 11% no início do mês, para 14% agora.

Vale lembrar que esta foi a primeira pesquisa após o início oficial da campanha eleitoral, no dia 6 deste mês.

Em uma simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, o resultado foi de 44% para Dilma, contra 40% de Aécio, o que é considerado empate técnico, visto que, a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em uma outra simulação de segundo turno, entre Dilma e Campos, A candidata do PT venceria a eleição com 45% contra 38% do candidato do PSB.

 

Este foi o resultado da pergunta estimulada, quando o entrevistado vê o nome dos candidatos:

Dilma Rousseff –    PT   – 36%

Aécio Neves –       SDB – 20%

Eduardo Campos- PSB –   8%

Pastor Everaldo –  PSC –   3%

José Maria –        PSTU –    1%

Eduardo Jorge-    PV –        1%

Luciana Genro –   PSOL –    1%

Rui Costa Pimenta-PCO –   1%

Eymael  –                PSDC –  1%

Levy Fidelix –           PRTB –  0%

Mauro Iasi  –            PCB    – 0%

Brancos/Nulos/ Nenhum  –   13%

Não sabe/ não respondeu –  14%

O Datafolha realizou a pesquisa entre os dias 15 e 16 de julho, ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios, com margem de erro de 2 P.P. para cima ou para baixo.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR00219/2014.

 

 

Veja também

Garotinho dispara na liderança em pesquisa para Governo do Estado do RJ

Crivella cai 6 pontos e vai a 18%; Pezão sobe 2 e vai a 14%; …

Romário continua na frente na disputa pelo Senado no Rio de Janeiro

 Romário (PSB) lidera a corrida pelo Senado com 24% das intenções de voto, seguido de …

Garotinho continua liderando pesquisas para o governo do RJ

A pesquisa do Ibope  para o governo do Rio de Janeiro, encomendada pela TV Globo  …