Home » Destaques » Pico da Bandeira amanhece ‘congelado’

Pico da Bandeira amanhece ‘congelado’

Imagens foram registradas na madrugada desta terça-feira (4)  no Pico da Bandeira, no Parque nacional do Caparaó

O guia turístico Sairo Guedes registrou na madrugada desta terça-feira (4), no Parque Nacional do Caparaó, imagens impressionantes do alto do Pico da Bandeira. No momento do registro, segundo o guia, foi registrado no termômetro a temperatura de 14ºC abaixo de zero.Sairo, que trabalha há 17 anos no local, explica que, por volta das 5h30, fazia uma trilha com um grupo de cariocas, e pretendia realizar a travessia pela Pico do Calçado, Pico do Cristal e Pico da Bandeira, porém, como estava com muito gelo e escorregadio, ele decidiu não realizar a travessia. Segundo ele, foi a primeira vez que presenciou o congelamento na região. “Eu já vi em 2005, mas foi a primeira vez que chegou no nível igual a esse”, conta o guia.

O Climatempo informou que não foi possível medir a temperatura no alto do Pico da Bandeira, pois não há estação meteorológica no local. No entanto, ressaltou que, pelos fenômenos fotografados, certamente a temperatura atingiu vários graus abaixo de zero.

Ainda de acordo com o Climatempo, o frio foi muito intenso na região do Pico da Bandeira, na madrugada e início da manhã desta terça-feira, fazendo com que grandes pedras de gelo se formassem e também o sincelo, um belíssimo fenômeno que só é registrado em locais com temperatura abaixo de zero e muita umidade, para que haja também a formação do nevoeiro.

O frio intenso e o sincelo

O frio foi muito intenso por lá na madrugada e início da manhã de 4 de julho fazendo com que grandes pedras de gelo se formassem e também o sincelo, um belíssimo fenômeno que só se tem em locais com temperatura abaixo de zero e muita umidade para que haja também a formação do nevoeiro. O sincelo se forma a partir do congelamento das gotículas de nevoeiro em suspensão e que vão se depositando sobre superfícies. O gelo que se deposita sobre a vegetação forma camadas que até parecem ser neve. Mas a neve é precipitação que cai das nuvens e o sincelo não se forma nas nuvens.

VEJA IMAGENS DO ALTO DO PICO DA BANDEIRA

(Fotos: Saulo Guedes)

 

Veja a previsão do tempo no Brasil para esta quarta-feira

 

Fonte: Gazeta Online / Folha Vitória/ Climatempo