Home » Destaques » PMP realiza poda de árvores para prevenção de desastres

PMP realiza poda de árvores para prevenção de desastres

As árvores podem ser um excelente para-raios natural, além de oferecer riscos de descarga elétrica aos pedestres e moradores próximos.

O município, através de suas secretarias de Defesa Civil e Meio Ambiente, deve manter as árvores, plantadas nos espaços públicos, podadas e livres de praga. Esta é uma importante ação de prevenção, que também requer a participação de todos os cidadãos.

As árvores, como os pés de jambo, por exemplo, podem oferecer boa sombra, beleza, frutos doces e perfumados, mas quando alcançam altura superior ao telhado das casas, passam a oferecer riscos para a população, principalmente em dias tempestuosos.

Gláucio Mansur - Secretário de Defesa Civil de Porciúncula
Gláucio Mansur – Secretário de Defesa Civil de Porciúncula

Uma árvore pode ser um excelente para-raios natural. Além de oferecer riscos de descarga elétrica aos pedestres e moradores próximos, também apresenta riscos de queda sobre fiações provocando interrupções no fornecimento de energia elétrica e nas comunicações telefônicas. Pode cair sobre casas e carros, danificando-os; e também sobre o próprio transeunte, seja pela força do vento, seja pela instabilidade do terreno em dias chuvosos, seja pela ação de pragas como cupins.

12120150_720009988129454_7110770278494040341_o

O poder público tem o dever de zelar pela manutenção das árvores plantadas nos espaços públicos, mantendo-as em baixa altura para que em dias tempestuosos seus munícipes não venham a sofrer tais consequências. O mesmo deve ocorrer com as árvores urbanas localizadas nos terrenos particulares. Neste caso é dever do cidadão manter suas árvores manutenidas (podadas), pois as consequências são ainda piores.

12094863_720009974796122_8785337788091140750_o

O risco de uma descarga elétrica ocorrer sobre uma árvore é grande, com sérios danos ao ser humano: queimaduras, atrofiação dos músculos, incapacidade física e funcional, e até a morte. Sem contar com prejuízos ao patrimônio, como incêndios e curtos circuitos, que podem danificar redes elétricas e equipamentos eletroeletrônicos.

Outro fator importante é, que em dias tempestuosos, as árvores caídas nos logradouros públicos e residências, além da destruição dos patrimônios, podem obstruir as ruas e desabrigar pessoas. Por todas essas razões, a manutenção de nossas árvores é, além de um fator estético, uma medida preventiva de grande importância para proteção e segurança da sociedade.

Texto: Gláucio Mansur
Fotos: Ricardi de Paula
Secretaria de Defesa Civil
Prefeitura de Porciúncula

[slideshow_deploy id=’16494′]

madeireira-pau-forte PROPAGANDA

Veja também

Desafio Tribuna: Veja as respostas

Durante a semana o Blog publicou o desafio “De quem são esses olhos”. Veja agora …

Saúde recomenda vacinação contra Hepatite B em Porciúncula

A Secretaria de Saúde de Porciúncula disponibiliza a vacina contra a Hepatite B gratuitamente nos …

Quem flagramos curtindo Brasil x México em Porciúncula

Veja quem nossa reportagem flagrou torcendo pelo Brasil nos bares, restaurantes e quiosques de Porciúncula …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: