Home » Destaques » Porciúncula registra novo caso de morte por febre amarela

Porciúncula registra novo caso de morte por febre amarela

Sobe para dois o número de mortes causadas pela febre amarela em Porciúncula. Vítima tinha 52 anos e morava nas proximidades da Pedra Elefantina 

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira (24) mais um caso de morte por febre amarela no município de Porciúncula, no noroeste do Estado, o que eleva para 7 o número de mortos pela doença em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A identidade da vítima, que tinha 52 anos e o local exato onde morava não foram divulgados, mas foi apurado, que seria em uma propriedade rural nas proximidades da Pedra Elefantina. Sabe-se que o mesmo chegou a receber atendimento no PU local, mas devido a seu estado de saúde, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde veio a óbito.

Diversas propriedades, como a da foto, estão espalhadas nas proximidades da Pedra Elefantina, que faz divisa com o estado de Minas Gerais. Foto: Autor ainda não identificado

Extra-oficialmente, fomos informados que a vítima não havia se vacinado contra a doença e que o mesmo inclusive, teria assinado um termo de recusa, quando uma unidade volante da SMS esteve em cada propriedade da região vacinando os moradores locais. (Fato também ocorrido no caso da primeira morte em Porciúncula, quando o munícipe se recusou a ser vacinado, alegando problemas de saúde).

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto.

Este é o segundo caso fatal da doença na cidade de Porciúncula, tendo o primeiro, sido registrado em abril deste ano, também na zona rural, mas na extremidade oposta do município, no distrito de Santa Clara.

A febre amarela no Estado

A cidade com o número de ocorrências continua sendo Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, com sete casos, sendo um óbito. O caso anterior  de morte ocorrida no Estado, foi no final de maio, quando uma pessoa morreu em Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Em todo o Estado, foram registrados 16 casos de febre amarela em humanos. Além dos municípios de Casimiro de Abreu (7), Porciúncula (2) e Santa Maria Madalena (1), houve casos em Macaé (2) e São Fidélis (1), norte fluminense; São Pedro da Aldeia (1), região dos Lagos; Maricá (1), região metropolitana; e Silva Jardim (1), Baixada Litorânea.

Em quatro municípios foram detectados seis casos de febre amarela em macacos: São Sebastião do Alto, Maricá, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Flores e Carmo.

A secretaria estadual informou que 55 dos 65 municípios prioritários para o combate à doença já receberam vacinas em quantidade suficiente para imunizar o público-alvo. Cerca de 5 milhões de doses já foram distribuídas e a expectativa é imunizar 12 milhões de pessoas nos 92 municípios do Rio de Janeiro até o fim do ano.

 

Com informações: EBC

Val Oliveira / Blog do Tribuna

 

Veja também

Febre amarela em Bom Jesus do Itabapoana

Sobe para 22 o número de casos confirmados de febre amarela no estado. Paciente é morador …

Copa Rio de Voo Livre é realizada em Porciúncula

Porciúncula sediou a 2° Etapa da Copa Rio de Voo Livre e a 1° Etapa …

“Fernando Bigodão” é a 7ª vítima fatal da febre amarela no RJ

 Vítima morreu no dia 20, mas o resultado dos exames, só foi divulgado ontem. “Fernando Bigodão” …