Home » Destaques » Quem se destacou durante o incêndio em Porciúncula (2)

Quem se destacou durante o incêndio em Porciúncula (2)

 Ela chegou, acionada através de um telefonema para a Polícia Militar local e se destacou por uma atuação firme, competente e corajosa em Porciúncula

Veja em nossa página quem foram as pessoas que destacaram durante o maior incêndio da década em Porciúncula (Parte 2)

Desde a noite de terça-feira, até a tarde de quinta-feira, o município de Porciúncula viveu o drama de um incêndio, que de início parecia comum, mas que, com o aumento de sua abrangência e intensidade, levou medo e preocupação para toda a comunidade. Veja as imagens mais marcantes de pessoas públicas ou anônimas que destacaram durante o triste evento.

Rosana Loredo Betta – Sargento da Polícia Militar do RJ

bettablog-zero

 

Uma viatura da Polícia Militar chegou ao Lar dos Velhos de Porciúncula na manhã de quinta-feira (15). Em seu interior, a Sargento Rosana Loredo Betta e o soldado Volpato. A missão da sargento era avaliar o perigo que corria a entidade e a possível necessidade da presença de uma equipe do Corpo de Bombeiros no local, mas ela fez mais que isto. Muito mais!

bettacapa

Seguindo a série “Quem se destacou durante o incêndio em Porciúncula”,  o Blog do Tribuna vai contar a atuação da valorosa militar, que não se restringiu simplesmente em requisitar um ônibus para o transporte para os idosos ao Hospital local. Ela, foi uma das pessoas que fez a diferença!

Conheça a verdadeira história da atuação da Sargento Betta

Ao chegar ao Lar dos Velhos, ciente de sua missão, a sargento imediatamente confirmou a urgente necessidade da viatura auto-bomba do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Natividade, visto que o fogo se aproximava velozmente do imóvel.

Enquanto aguardava a presença da equipe do Corpo de Bombeiros, a vocacionada militar percorreu todo o local, avaliando a situação, os riscos e prevendo os próximos passos, que poderiam ser decisivos, no caso de um incêndio na entidade.

Ao verificar a ausência de voluntários no local, a sargento entrou em contato com o Coordenador de Defesa Civil, Gláucio Mansur, solicitando autorização para acionar militares do TG 01-014, para  colaborarem numa possível evacuação dos internos ou mesmo ajuda no combate a um possível incêndio.

bettablog4

Verificou o local e a acessibilidade dos cilindros de gás da entidade, para que os mesmos pudessem ser imediatamente retirados em caso do fogo irromper nas instalações do Lar.

Com a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros, a sargento se colocou à disposição da guarnição em caso de necessidade. A esta altura, o fogo já havia tomado proporções alarmantes em um barranco acima da entidade e ameaçava duas edificações vizinhas.

bettablog3

Ao saber do fato, a Sargento Betta, munida de um abafador, que conseguiu junto ao veículo da Defesa Civil, juntou-se a alguns voluntários que tentavam isolar a área do fogo que se aproximava. Com o auxílio do auto-bomba do Corpo de Bombeiros e vários voluntários que bravamente se posicionaram em ajuda, o fogo pôde ser detido a poucos metros de um imóvel comercial no local.

casablog

Com o vento forte e uma equipe reduzida de Bombeiros, o fogo abriu novas frentes, foi quando o trabalho dos voluntários, munidos de abafadores, conseguiu deter os focos menores, impedindo assim, que o fogo atingisse um outro imóvel, onde é ministrado cursos para o mercado offshore.

bettablog5

Com uma fumaça sufocante, o solo coberto de fuligem, pedaços de madeiras ainda incandescentes e um calor infernal, subimos ao local para registrar a cena e, para nossa surpresa, quem sai do meio da fumaça, molhada, suja e ofegante, com um abafador na mão? Sargento Betta!

betta2

Com a situação aparentemente sob controle no local, a valorosa militar voltou ao Lar dos Velhos, onde sabia ser a fumaça um fator de alto risco para os idosos, internos da entidade. Com a determinação da evacuação do local a sargento requisitou um ônibus de transporte escolar da prefeitura, que providenciou a remoção dos 54 internos, para que os mesmos pudessem ficar alojados no Hospital local, até que a situação se normalizasse.

betta3

Ao chegarmos ao local, para nossa surpresa, quem estava auxiliando a remoção de idosos? A sargento Rosana Loredo Betta! Com o rosto e os braços já lavados, com uma expressão de pura exaustão, ela conseguia ainda sorrir e os ajudava carinhosamente a embarcar nos veículos.

betta6

Ficamos muito felizes com as reportagens, homenagens e mensagens de carinho que vemos postadas em rede social para a valorosa militar, mas, em hipótese alguma, poderíamos deixar de narrar a verdadeira atuação desta digna militar, que honra a farda e nos faz ter orgulho da briosa corporação!

Elogios para você é pouco, sargento Betta! Você é digna de uma medalha! Deus a abençoe!

Val Oliveira / Blog do Tribuna

propaganda supermercado são sebastião

GAIA NOVA BLOG

Veja também

Desafio Tribuna: Veja as respostas

Durante a semana o Blog publicou o desafio “De quem são esses olhos”. Veja agora …

Saúde recomenda vacinação contra Hepatite B em Porciúncula

A Secretaria de Saúde de Porciúncula disponibiliza a vacina contra a Hepatite B gratuitamente nos …

Quem flagramos curtindo Brasil x México em Porciúncula

Veja quem nossa reportagem flagrou torcendo pelo Brasil nos bares, restaurantes e quiosques de Porciúncula …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: