Home » Vida e Saúde

Vida e Saúde

Câncer de mama, um grande causador de mortes

Câncer de mama, o tipo de câncer que mais causa morte nas mulheres brasileiras. É muito importante se informar mais sobre o assunto O câncer de mama, depois do de pele não-melanoma, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, tanto no mundo, quanto no Brasil. Também é a primeira causa de morte por câncer da população feminina …

Leia mais »

Frio diminui no Sudeste mas temperatura continua baixa

 Frente fria se afasta mas continua frio nas madrugadas. À partir do início da semana, as noites serão menos geladas e tardes cada vez mais quentes O ar polar intenso se afastou o que facilita o aquecimento do ar sobre o Sudeste do Brasil, neste penúltimo fim de semana de julho. Porém, as madrugadas continuam frias na Região, tanto no sábado (22), quanto no domingo …

Leia mais »

Caxumba: 10 mitos e verdades desse vírus típico do inverno

Caxumba: A queda das temperaturas faz com que as pessoas fiquem mais tempo em salas, escritórios e casas fechadas, o que facilita a transmissão do vírus A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) esclarece as principais dúvidas sobre a doença viral, que geralmente é transmitida em locais com aglomeração de pessoas e assim como a gripe, é …

Leia mais »

Começa a campanha de vacinação contra a gripe

Começa hoje e vai até 26 de maio a campanha de vacinação contra a gripe (influenza). A meta é imunizar 54,2 milhões de brasileiros   Este ano, a novidade da campanha de vacinação contra a gripe é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A contraindicação é …

Leia mais »

Testagem para HIV “O preconceito tem que acabar”

COLUNA VIDA E SAÚDE:  Testagem para HIV – Por Marco Avellar, coordenador do setor DST/AIDS/Hepatites Virais da PMP O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam …

Leia mais »

Epidemias de zika e chikungunya serão mais fortes em 2017

 Fiocruz alerta que epidemias das doenças zika e chikungunya, serão ainda maiores no verão de 2016/2017 do que foram na última temporada Ao participar hoje (1º) do 2 º Seminário Dengue, Chikungunya e Zika: Desafios na Atenção à Saúde na Chikungunya, no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em Manguinhos, no Rio, o diretor regional da Fundação Oswaldo Cruz …

Leia mais »

Nuticionista da dicas de hidratação para o verão

O calor já chegou e a nutricionista Cinthia Monteiro da algumas dicas de hidratação para o verão O verão está chegando e a temperatura começou a subir!!! No Blog do Tribuna, vamos dar algumas dicas de como se alimentar e se hidratar bem na época mais quente do ano. Como a água é essencial para a vida, nossa primeira dica desta …

Leia mais »

Você já experimentou a Salada no Pote?

O que de início era um desafio, começa a virar uma excelente opção. Você já experimentou a Salada no Pote? Ter alimentação saudável exige planejamento e disciplina. Para quem tem uma vida agitada e corrida, é importante sempre buscar opções práticas para manter uma alimentação saudável, não é mesmo? Pensando nisto, a nutricionista porciunculense Cinthia Rezende Monteiro foi desafiada pela …

Leia mais »

Risco de transmissão de meningite aumenta no inverno

A meningite é uma doença que atinge principalmente crianças. Se não for diagnosticada e tratada rapidamente, pode matar ou deixar sequelas neurológicas As baixas temperaturas do inverno costumam ser um convite a aglomerações. Com frio, a tendência é de que as pessoas busquem refúgio em ambientes fechados e lotados. O problema é que alguns intrusos podem acabar dividindo o espaço. …

Leia mais »

Caxumba: O que você precisa saber sobre ela

A caxumba está de volta. Quais seriam as causas deste surto ? Quais as suas principais complicações? Esclareça suas dúvidas. Uma doença “antiga”, conhecida por nossos avós e bisavós, está de volta: a caxumba. Neste ano,  a cidade de São Paulo registrou um aumento expressivo de 500%  no número de pessoas acometidas pelo vírus da caxumba. Adolescentes e adultos jovens …

Leia mais »