Home » Vida e Saúde

Vida e Saúde

Catarata: sintomas, tratamento, cirurgia e diagnóstico

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a catarata é uma das principais causas de cegueiras do mundo, principalmente entre os idosos    Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Com o avançar …

Leia mais »

Obesidade atinge quase 20% da população brasileira

Entre os jovens, o índice de obesidade no Brasil aumentou 110% em dez anos A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e foram divulgados hoje (18) pelo Ministério …

Leia mais »

Câncer já é a 1ª causa de morte em 10% dos municípios

O estado do Rio Grande do Sul é aonde mais municípios apresentaram o câncer como principal causa de morte. Levantamento é do Conselho Federal de Medicina Em 516 dos 5.570 municípios brasileiros o câncer já é a principal causa de morte. Essa é principal conclusão de levantamento inédito feito com base nos números oficiais mais recentes do Sistema de Informações …

Leia mais »

Febre amarela: O Brasil estaria preparado para uma epidemia?

Febre amarela: Especialistas apontam que a estrutura do serviço público de saúde brasileiro já está saturado Filas dobrando o quarteirão. Pessoas dormindo nas calçadas e uma espera de até 15 horas para tomar uma dose da vacina contra a febre amarela em São Paulo. O Estado vive o maior surto da doença em 14 anos. Rio de Janeiro, Minas Gerais …

Leia mais »

Diabetes atinge 13 milhões de brasileiros

Diabetes: A doença afeta 6,9% da população. Especialista analisa os principais fatores de risco. A má notícia é que esse número não para de crescer.   Dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), hoje existem mais de 13 milhões de brasileiros vivendo com a doença, isso representa 6,9% da população. …

Leia mais »

Câncer de mama, um grande causador de mortes

Câncer de mama, o tipo de câncer que mais causa morte nas mulheres brasileiras. É muito importante se informar mais sobre o assunto O câncer de mama, depois do de pele não-melanoma, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, tanto no mundo, quanto no Brasil. Também é a primeira causa de morte por câncer da população feminina …

Leia mais »

Frio diminui no Sudeste mas temperatura continua baixa

 Frente fria se afasta mas continua frio nas madrugadas. À partir do início da semana, as noites serão menos geladas e tardes cada vez mais quentes O ar polar intenso se afastou o que facilita o aquecimento do ar sobre o Sudeste do Brasil, neste penúltimo fim de semana de julho. Porém, as madrugadas continuam frias na Região, tanto no sábado (22), quanto no domingo …

Leia mais »

Caxumba: 10 mitos e verdades desse vírus típico do inverno

Caxumba: A queda das temperaturas faz com que as pessoas fiquem mais tempo em salas, escritórios e casas fechadas, o que facilita a transmissão do vírus A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) esclarece as principais dúvidas sobre a doença viral, que geralmente é transmitida em locais com aglomeração de pessoas e assim como a gripe, é …

Leia mais »

Começa a campanha de vacinação contra a gripe

Começa hoje e vai até 26 de maio a campanha de vacinação contra a gripe (influenza). A meta é imunizar 54,2 milhões de brasileiros   Este ano, a novidade da campanha de vacinação contra a gripe é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A contraindicação é …

Leia mais »

Testagem para HIV “O preconceito tem que acabar”

COLUNA VIDA E SAÚDE:  Testagem para HIV – Por Marco Avellar, coordenador do setor DST/AIDS/Hepatites Virais da PMP O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam …

Leia mais »