Home » Destaques » Seca na região: 10 cidades estão em estado de emergência

Seca na região: 10 cidades estão em estado de emergência

Seca na região: Situação é mais crítica nas regiões Norte e Noroeste do estado. 10 cidades estão em estado de emergência. Abastecimento de água já preocupa

RIO – A homologação nesta sexta-feira do estado de emergência do município de Cardoso Moreira, no noroeste do estado, elevou para dez o número de cidades fluminenses que decretaram a medida para buscar recursos do governo federal para enfrentar o longo período da estiagem.

Seca na região: Cardoso moreira é o décimo município a decretar situação de emergência. Foto: Divulgação

Com cerca de 13 mil habitantes e uma economia apoiada na pecuária, Cardoso Moreira contabiliza prejuízos incalculáveis na produção de carne e leite. Apesar da previsão de chuvas para os próximos dias, outras duas cidades (Itaperuna e São Sebastião do Alto) devem tomar a mesma medida na segunda-feira.

Seca na região: O nível do Rio Muriaé baixou assustadoramente em Cardoso Moreira. Foto: Anderson Lobo

O prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Nunes Siqueira (PP), que está no seu quarto mandato, revelou nunca ter visto seca tão intensa na região.

 — Não chove há quatro meses. O Rio Muriaé que abastece a cidade esta secando. Para você ter uma ideia, nessa época do ano o rio deveria ter dois metros de profundidade, mas está com apenas 25 centímetros. O que nós aqui na região percebemos é que a seca tem ficado mais intensa ano a ano — disse Gilson Siqueira.

Como O GLOBO revelou na edição desta sexta-feira, pelo menos três milhões de pessoas já estão sendo de alguma forma afetadas no estado do Rio com a falta de chuvas que tem deixado secos rios e nascentes. A longa estiagem provocou a queda da captação de água em cerca de 30%. Já estão em regime de estado de emergência os municípios de São José do Ubá, Miracema, São Fidélis, Itaocara, Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Laje do Muriaé, Varre-Sai e Italva.

 

Seca na região: Em Italva, o prefeito decretou a situação de emergência no último dia 11 de outubro. Foto: Gilmar Sana
Seca na região: O nível do Rio Pomba, que abastece Santo Antônio de Pádua, está em 40 centímetros. Foto: Mauro Teixeira/Ascom Pádua

No Norte e no Noroeste Fluminense, as regiões mais afetadas, algumas áreas estão com o abastecimento racionado e já falta água para beber em algumas casas. A seca é mais intensa em cidades como Miracema, Itaocara, Laje do Muriaé e São Fidélis.

Em Miracema, não só as grandes queimadas prejudicaram a população. A estiagem também provocou drástica redução do nível do Rio Pomba, obrigando a uma redução no fornecimento de água para o município. Foto PMM- Divulgação.

O prefeito de Itaperuna, Marcus Vinícius de Oliveira Pinto (PR), divulgou um vídeo nesta sexta-feira no qual fez um apelo ao estado e ao governo federal para que socorram as cidades castigadas pela seca.

— Montamos um gabinete de crise no município para avaliar todos os impactos da seca. Já temos cerca de 40 mil pessoas, dos 96 habitantes da cidade, vivendo sob os efeitos da longa estiagem. Está faltando água para consumo humano e animal. A situação é de muita gravidade — revelou Marcus Vinícius.

 

Em meados de setembro, já circulava na internet, a icônica imagem de um grupo de evangélicos orando na margem seca do Rio Muriaé, em Itaperuna. Foto: Redes Sociais

A Cedae informou que o estado está atravessando um período de estiagem prolongado, e a consequente diminuição da vazão dos rios que abastecem municípios do interior do estado.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/sobe-para-dez-numero-de-cidades-do-rio-em-estado-de-emergencia-devido-estiagem-seca-21973596#ixzz4w93qyJQ1
stest

Fonte: O GLOBO

Foto capa: Anderson Lobo

 

 

Veja também

Desafio Tribuna: Veja as respostas

Durante a semana o Blog publicou o desafio “De quem são esses olhos”. Veja agora …

Saúde recomenda vacinação contra Hepatite B em Porciúncula

A Secretaria de Saúde de Porciúncula disponibiliza a vacina contra a Hepatite B gratuitamente nos …

Fernando e Sorocaba no Festival do Vinho de Varre-Sai

O Festival do Vinho de Varre-Sai acontecerá no dia 29 de julho e terá como …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: