Home » Destaques » Semana Santa em Porciúncula – Procissão do Fogaréu

Semana Santa em Porciúncula – Procissão do Fogaréu

Um grande espetáculo de fé na noite de terça-feira, em Porciúncula, a Procissão do Fogaréu. (Parte 1)

A Procissão do Fogaréu,  um dos momentos mais marcantes na celebração da Semana Santa em Porciúncula, foi encenada na noite desta terça-feira (11). Centenas de pessoas da comunidade católica local participaram do evento, que a cada ano, atrai um maior número de participantes e espectadores.

A Procissão do Fogaréu, que simboliza a procura e a prisão de Jesus Cristo, foi encenada mais uma vez este ano em Porciúncula, sob clima de forte emoção. Ao som de tambores, os participantes, percorreram várias ruas do centro do município, muitos vestidos em indumentária especial, representando soldados romanos a procura de Jesus, até que o encontram no Jardim das Oliveiras e o prendem.

 A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.

O ato, organizado por Padre Thiago Linhares, pároco da Igreja Matriz de Santo Antonio, faz parte dos festejos da Semana Santa em Porciúncula, que tem como atrações principais nos próximos dias, a Procissão do Encontro, na noite de quarta-feira; a Missa do Lava Pés, na quinta-feira; a Procissão do Senhor Morto, na noite da Sexta-feira Santa. No sábado, Vigília Pascal e no domingo, a Procissão da Vitória.

Veja algumas imagens da noite de terça-feira – Procissão do Fogaréu

anil9 anil11 anil6 aaf1 aaf2 aaf3 aaf4 anil10 aaf6 anil12 anil13 anil2 FB_IMG_1492023106451 aaf7 FB_IMG_1492021364716 FB_IMG_1492021350934 FB_IMG_1492021342499 FB_IMG_1492021304283

Em nossa próxima página, você verá  mais flashes da Procissão do Fogaréu.

Fotos: Igreja Matriz de Santo Antonio.

Val Oliveira / Blog do Tribuna

 

propaganda supermercado são sebastião

madeireira-pau-forte PROPAGANDA

 

 

Veja também

Copa Rio de Voo Livre é realizada em Porciúncula

Porciúncula sediou a 2° Etapa da Copa Rio de Voo Livre e a 1° Etapa …

“Fernando Bigodão” é a 7ª vítima fatal da febre amarela no RJ

 Vítima morreu no dia 20, mas o resultado dos exames, só foi divulgado ontem. “Fernando Bigodão” …

Porciúncula registra novo caso de morte por febre amarela

Sobe para dois o número de mortes causadas pela febre amarela em Porciúncula. Vítima tinha …