Home » Destaques » Verão começa com forte calor em toda região sudeste

Verão começa com forte calor em toda região sudeste

O verão, que começou no último domingo, às 21h03 promete ser um dos mais quentes dos últimos anos. Na capital do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente em Guaratiba, na zona oeste do município, a sensação térmica era de 55ºC, segundo o Centro de Operações da Prefeitura, com a máxima temperatura sendo registrada na Marambaia, onde os termômetros assinalaram 39,1 ºC.

Rio_de_Janeiro_Helicoptero_47_Feb_2006

As altas temperaturas previstas para este verão, começaram a se desenhar já nos meses de maio, junho, agosto e setembro deste ano, quando tivemos no Brasil, a maior temperatura média alcançada por esses meses.

Mas o fenômeno, não atinge só o Brasil. Segundo cientistas da NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, o mês de setembro deste ano foi o mais quente registrado no planeta, desde 1880, ano em que o registro começou a ser realizado.

Segundo um relatório divulgado pela agência, com exceção do mês de fevereiro, todos os meses de 2014 foram os mais quentes de que se tem registro e completa afirmando que os meses de maio, junho, agosto e setembro, foram os mais quentes já registrados na história.

Ainda segundo o relatório, durante 38 anos consecutivos, o mês de junho apresenta temperaturas globais acima da média do século 20, sendo que 9, dos 10 meses de junho mais quentes, ocorreram já neste século, incluindo os últimos 5 anos.

A NOAA afirma que as causas da elevação das temperaturas no planeta, se devem ao aquecimento das águas equatoriais do Oceano Pacífico, causada pelo fenômeno batizado como El Niño.

cantareira_110

Segundo especialistas brasileiros, apesar do fenômeno ser preponderante para o aumento de temperatura no planeta, não será forte o suficiente para que tenhamos chuvas expressivas em algumas regiões do Brasil, como a região sudeste, que poderá ter chuvas acima da média, mas, teme-se que não o suficiente, para que resolva o problema de abastecimento de grandes reservatórios da região, como os do sistema Cantareira, que estão em colapso, como mostra a foto acima.

Val Oliveira/Blog do Tribuna

 

 

Veja também

INSS divulga pagamento dos benefícios de 2018

Nova tabela de pagamento dos benefícios de 2018 seguirá o mesmo cronograma do ano passado. Começam a …

Frente fria traz muita chuva para parte do Sudeste

Frente fria deve trazer chuva já a partir deste fim de semana, prolongando-se por vários …

Justiça condena assaltantes de bancos de Santa margarida

Os 4 principais ladrões que assaltaram os bancos de Santa Margarida foram condenados a penas …