Home » Destaques » Vídeo na internet mostra últimos momentos de agente prisional que se suicidou em Muriaé

Vídeo na internet mostra últimos momentos de agente prisional que se suicidou em Muriaé

Um vídeo dramático, gravado no celular pelo agente prisional Jefferson Anísio Gonçalves Avelar, momentos antes de se suicidar, em Muriaé, na noite de 13 deste mês, mostra o desespero e a desilusão do jovem com o sistema prisional de Minas Gerais.

Anísio faria 40 anos no dia seguinte a sua morte
Anísio faria 40 anos no dia seguinte a sua morte

Trabalhando por contrato há 6 anos, Anísio seria demitido com outros companheiros na mesma situação. Considerado um profissional exemplar por todos os seus colegas de profissão, Anísio se dedicava de corpo e alma ao seu trabalho e após a notícia de sua dispensa, foi abatido por forte depressão, o que o levou a dar cabo de sua própria vida. No vídeo, que já teve mais de 10 mil e 500 visualizações na Internet, visivelmente perturbado, Anísio fala da situação por que passava não só ele, mas todos os seus colegas de trabalho no presídio de Muriaé. Na gravação, Anísio pede que o vídeo seja divulgado por todos, numa última tentativa de chamar a atenção das autoridades e dos políticos, para a situação por que passa a categoria. Em diversos Blogs da categoria, várias postagens foram publicadas , como no Blog da jornalista Adriana Tostes, que, com o título Luto no Sistema Prisional, dissertou sobre o trágico acontecimento. Veja o texto abaixo:

LUTO NO SISTEMA PRISIONAL

Anísio Gonçalves Avelar faleceu, hoje, em Muriaé (MG), de morte encefálica.

É com pesar que informamos o falecimento de mais um companheiro de farda, o agente de segurança penitenciária, Anísio Avelar, hoje, em Muriaé (MG), por morte encefálica.

Anísio trabalhava como contratado no Presídio de Muriaé e sofria com a forte pressão psicológica vivida dentro e fora do presídio, além da “falta de assistência por parte do Sistema Prisional”.  A iminência de ver o seu contrato de trabalho cancelado, após seis anos de dedicação, foi mais uma causa que o levou a cometer o suicídio, conforme relata em carta e vídeo gravado momentos antes do incidente.

A morte de Anísio Avelar vem reabrir a discussão sobre os problemas enfrentados por agentes dentro do Sistema Prisional. E, como era de desejo dele, decidimos divulgar o vídeo e a carta aqui, para que sua partida não seja em vão.No vídeo, Anísio deixa seus últimos pedidos para família e amigos,
além de um pedido de ajuda à mídia e socorro às autoridades. Na carta deixa mensagens para a família, namorada e colegas de farda.

Em nome de todos os guerreiros e guerreiras do Sistema Prisional, gostaríamos de externar o nosso pesar à família, parentes e amigos. Rogando a todos os corações o conforto divino, pois sabemos que a dor e a saudade serão eternas.

Ainda não temos informações sobre o local o horário do velório e sepultamento. Divulgaremos assim que chegar à nossa redação.

Siga em paz, Anísio. A sua caminhada continuará aqui.

Adriana Tostes
Direto de BH, jornalista comenta sobre o cotidiano vivido pelos Agentes de Segurança Penitenciária. Dá voz aos que já estão e aos que ainda vão chegar.
Veja o dramático vídeo gravado por Anísio, minutos antes de de se suicidar.
https://www.youtube.com/watch?v=8gPZaWx1vAA

Veja também

Preso pelo assalto em Santa Margarida chega a Muriaé

O último preso pelo assalto em Santa Margarida acaba de ser trazido para a Delegacia …

Polícia ainda procura foragido em Santa Margarida

Polícia confirma que seriam 4 e não 8 bandidos envolvidos no crime em Santa Margarida. …

Crime em Tombos repercute na Rádio Muriaé

Tombos: homem é morto à facada em restaurante e autor é preso e trazido a …