Home » Destaques » Vinnícius Coutinho é ouro na Inglaterra

Vinnícius Coutinho é ouro na Inglaterra

Atleta Vinnícius Coutinho leva a bandeira de Porciúncula ao lugar mais alto do pódio em campeonato de Jiu-Jitsu na Inglaterra

O porciunculense Vinnícius Coutinho acaba de sagrar-se campeão e receber a medalha de ouro na categoria Meio-pesado no campeonato londrino de Jiu-Jitsu, o British National IBJJF, no Crystal Palace National Sports Center, um dos principais centros poliesportivos da Inglaterra. 

 

O atleta também subiu ao pódio na categoria Absoluto, com a honrosa terceira colocação e a consequente medalha de bronze. 

O British National IBJJF de Jiu-Jitsu aconteceu no Crystal Palace National Sports Center, que fica no sul de Londres e é um dos principais centros poliesportivos do país, fazendo parte do complexo, um estádio de futebol e um centro de atletismo e natação.

O British National IBJJF  é o campeonato Nacional Londrino, (como se fosse o campeonato Brasileiro aqui pra nós) e reúne  os melhores lutadores da modalidade.

A trajetória de Vinnícius Coutinho na Inglaterra

O atleta porciunculense Vinnícius Coutinho, chegou a Inglaterra no dia 14 de março para participar do Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu Tour Mundial, que seria realizado no dia 18 deste mesmo mês, em Londres. O atleta, que é faixa marrom, representaria sua equipe, a Carlson Gracie / De La Riva, do Rio de Janeiro e enfrentaria o maior desafio internacional em sua carreira: Um Grand Slam, com lutadores de várias partes do mundo.

“Que Deus te leve em segurança, brother! Tmj sempre!” Foram as palavras do irmão gêmeo Fillipe Coutinho, no Aeroporto Internacional do Galeão, quando Vinnícius embarcou, rumo a Londres. Foto: Arquivo Pessoal

Em Nosso Blog, publicávamos batalha que nosso grande campeão enfrentaria na Inglaterra:

http://www.tribunadeporciuncula.com.br/mundial-de-jiu-jitsu-vinnicius-coutinho-ja-esta-em-londres/

Mundial de Jiu-Jitsu: Vinnicius Coutinho já está em Londres

Quis o destino, que no dia da competição, devido às regras de pesagem serem diferentes da Confederação Internacional, regras essas que não foram divulgadas anteriormente, Vinnícius Coutinho, seis outros brasileiros e mais 121 atletas, foram excluídos do torneio.

Em rede social, usando sua página pessoal, o atleta publicou:

ESCLARECIMENTO:
Eu como atleta profissional de jiu-jitsu, sinto-me na obrigação de prestar um esclarecimento aos meus patrocinadores e a todos que torcem por mim.
Luto desde os oito anos e faço parte da Confederação Internacional de jiu-jitsu, desde então.
Hoje iria realizar mais uma luta na minha carreira, porém fui injustiçado, pois a determinação da Confederação desse campeonato ao qual vim representar minha categoria esportiva excluiu a minha inscrição e a de 128 atletas (sendo seis representando o Brasil) devido às regras de pesagem serem diferentes da Confederação Internacional, regras essas que não foram passadas a nós atletas excluídos.
É com sentimento de frustração, que eu, Vinnicius Coutinho deixo aqui o meu pedido de desculpas a todos que confiaram na minha responsabilidade de representar meu município, Estado e país. E deixo aqui meu desabafo com desrespeito a todos nós atletas estrangeiros.
Meu sonho não acabou, muitos
campeonatos virão!!! Rumo à Itália!
“Sonhos existem para serem alcançados e obstáculos para serem superados.”
Vinnícius Coutinho

Decepcionado, mas não derrotado, ele fez uma promessa a si mesmo: Só voltar ao Brasil, com uma medalha no peito.

Em 25 de março, ao lado do também porciunculense Luiz Filype Bertholino, Vinnícius Coutinho confirmou a promessa em sua página pessoal: Eu só vou embora com a medalha no peito, pois vim representar meu município, estado e país. Tmj galera! #PorciúnculaRJ #Brasil Seven Boy!

A volta por cima

Determinado a cumprir sua promessa e sabedor da grande expectativa dos amigos, patrocinadores e admiradores que deixou no Brasil, Vinnícius Coutinho recebeu o carinho e o suporte técnico que precisava para cumprir sua meta: O apoio incondicional da Roger Gracie Academy, que o convidou para integrar seus quadros.

Lendas do Jiu-Jitsu, como Roger Gracie e Mauricio Gomez, da Roger Gracie Academy HQ, apoiaram e deram suporte a Vinnícius. Foto: Arquivo Pessoal.

Enquanto aguardava a próxima competição, que seria justamente o British National IBJJF de Jiu-Jitsu, Vinnícius Coutinho contou com privilégio de poder treinar com grandes nomes do Jiu-Jitsu brasileiro, que hoje fazem parte da Roger Gracie Academy.

Em 27 de abril,  Vinnícius Coutinho divulgou em sua página a grande notícia: “É HONRADO QUE VENHO ANUNCIAR QUE NAS FUTURAS COMPETIÇÕES IREI REPRESENTAR A ROGER GRACIE ACADEMY. Agradeço imensamente todos aqueles que estão colaborando com minha trajetória no esporte, sobretudo a Deus, em especial minha família, patrocinadores, amigos, meus professores que me compreendem muito e meu mestre. Nunca fui CREONTE e nunca serei, pois sempre satisfatoriamente vocês foram os primeiros a me ajudarem e lutarem por mim. #MUITOOBRIGADO #TMJSEMPRE #GRATIDÃO #FIDELIDADE #AMOR #OSS👊”

 

Vinnícius Coutinho conta com o apoio e patrocínio, entre outros, do Supermercado São Sebastião.

Detalhes de como foi a luta e contra quais adversários ele teve que enfrentar, nós divulgaremos na próxima matéria, em entrevista com nosso campeão.

Como para um grande guerreiro missão dada é missão cumprida, Vinnícius Coutinho já fez a sua parte, agora, se ele volta ou se vai continuar em Londres se preparando para o próximo desafio… nós vamos descobrir!

 

Val Oliveira / Blog do Tribuna

 

 

 

 

Veja também

Índice FIRJAN mostra gestão fiscal de municípios

Índice divulgado pelo Sistema FIRJAN mostra que mais de metade dos municípios do Noroeste Fluminense …

As novas ofertas de agosto do Supermercado São Sebastião

Acaba de chegar o encarte mais esperado da região: O show de ofertas do mês …

Roger Gracie encerra carreira com chave de ouro

Roger Gracie finaliza Bochecha e encerra carreira no jiu-jitsu com chave de ouro.Carioca levou a …