Home » Notícias » Fortes chuvas deixam prejuízos no Espírito Santo

Fortes chuvas deixam prejuízos no Espírito Santo

Vários municípios do Espírito Santo estão sendo atingidos por fortes chuvas desde a noite de quarta-feira.

Uma forte chuva atingiu diversos municípios do sul do Espírito Santo na noite desta quarta-feira (14), como em Alegre, o coordenador do órgão no município, Emerson Curty, informou que o rio subiu mais de um metro e meio, deixando várias ruas inundadas.

O fenômeno foi inicialmente anunciado pela Defesa Civil na região como uma “tromba d’água”, mas o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) avalia o que de fato aconteceu.

O bairro mais afetado foi Vila do Sul, que fica próximo ao Centro de Alegre. Moradores enviaram vídeos e fotos que mostram a forla da água que chegou a passar por cima da ponte.

Em Vila do Sul, muitas casas foram inundadas. A Defesa Civil disse que na manhã desta quinta-feira (15) ainda chove forte na cidade.

chuva_alegre
O rio chegou a interditar uma rua no centro do município. Foto: Internauta

15492481_341485022901883_6871750227351794707_n

Tromba d’água provoca destruição em Iconha

Desde a madrugada desta quinta-feira (15), os moradores de Iconha sofrem com as fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo a Defesa Civil do município, o Centro da cidade e várias localidades estão alagadas.

“Às 4h da manhã as pessoas começaram a ligar. Às 5h, a chuva ficou mais forte e, por volta das 7h, caiu uma tromba d’água no distrito de Pedra D’Água, que fica a uns 20 minutos da cidade”, diz a coordenadora da Defesa Civil de Iconha, Nelsani Maria Rego.
De acordo com a coordenadora, o rio que corta a cidade está cheio, encostando na ponte. “A rodoviária está alagada. Em algumas ruas, a água está batendo no joelho. Mesmo com um carro 4×4 nós não conseguimos chegar em algumas localidades por causa da chuva e da margem do rio.”
A pior situação é a do distrito de Bom Destino. “Está todo mundo ilhado e ninguém consegue chegar lá. Só com máquina. Como não conseguimos chegar às localidades e nem dentro de Iconha, ainda não sabemos se tem pessoas desalojadas e desabrigadas”, informa Nelsani.

Outros 10 municípios também foram afetados

 A forte chuva que atingiu o Espírito Santo nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15) deixou estragos em pelo menos 11 municípios do estado. A informação foi divulgada pela Defesa Civil estadual na manhã desta quinta-feira.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explicou que as áreas de instabilidade associadas ao calor e a umidade provocaram pancadas de chuva em locais isolados.

 

Em alguns municípios, a chuva foi mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas. As chuvas começaram na noite da quarta-feira e continuaram até o começo da manhã desta quinta-feira. Foi registrado um volume expressivo de chuva.

Ainda segundo o Incaper, os acumulados mais expressivos das últimas 24h foram registrados no Sul do Espírito Santo. Confira o acumulado em alguns municípios:

Alegre – 128,4 mm
Alfredo Chaves – 76,4 mm
Guarapari (Centro) – 116 mm
Castelo (Criméia) – 128 mm
Cachoeiro de Itapemirim (Aeroporto) – 110 mm
Iúna – 100 mm
Vargem Alta (Jaciguá) 116,3

Confira o balanço da Defesa Civil nos 11 municípios afetados:

Mimoso do Sul
Na madrugada da quinta-feira (14), uma pedra descolou no alto do morro causando um deslizamento de grandes proporções. Ao todo, seis casas foram atingidas e o posto de saúde foi totalmente destruído.

Duas pessoas ficaram levemente feridas e os bombeiros isolaram a área e retiraram as famílias de residências próximas. Seis famílias estão desabrigadas (14 pessoas) e 26 famílias estão desalojadas.

Baixo Guandu

baixo-guandu
Em Baixo Guandu, duas famílias estão desalojadas e várias casas foi destelhadas. Alguns distritos do interior estão sem acesso. Um desabamento aconteceu no bairro Rosário I. Uma pessoa ficou ferida.

 

Rio Novo do Sul
Uma enxurrada atingiu o município de Rio Novo do Sul tornando impossível a passagem em várias vias e acesso à região Serrana e interior. O Km 384 e 390 da BR-101 também foram interditados por causa de um deslizamento de terra.

Conceição do Castelo
Uma inundação aconteceu no município por causa do aumento do nível do rio, causando alagamento em várias ruas da cidade.

Iconha

iconha
Em Iconha, a forte chuva causou alagamentos. O rio Iconha subiu e está próximo ao nível da ponte. Algumas lojas foram invadidas e o trânsito ficou retido.

A Defesa Civil informou que ainda levanta os dados da ocorrência.

Piúma
Por causa do aumento da vazão do rio Iconha no município, foi preciso abrir um desvio no local.

Anchieta
A cidade registrou alagamentos em diversos locais. A Defesa Civil do município ainda está levantando dados sobre a ocorrência.

Alfredo Chaves
Os moradores ribeirinhos foram orientados a deixarem suas casas até que o nível do rio diminua. A Defesa Civil ainda apura sobre mais estragos no local, mas já identificou alagamentos nas ruas.

Cachoeiro de Itapemirim
Foram registradas ocorrências de alagamentos em diversos pontos da cidade, mas a Defesa Civil ainda contabiliza os prejuízos.

Presidente Kennedy
Uma árvore caiu na estrada e uma casa foi interditada pela Defesa Civil por conta da chuva e o risco de desabamento. A Defesa Civil ainda levanta dados de outras ocorrências.

Guarapari
Em Guarapari, uma árvore caiu. Durante o corte da árvore, o local precisou ser evacuado por causa de um alagamento. A Defesa Civil ainda levanta dados de outras ocorrências

VEJA IMAGENS DOS MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS CHUVAS

Região Sul do estado foi a mais atingida e os moradores enviaram imagens.

CLICK NO LINK:

http://g1.globo.com/espirito-santo/fotos/2016/12/chuva-no-es-deixa-alagamentos-e-cidades-em-alerta-fotos.html#

 

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Veja também

Piúma, de ônibus, em passeio de apenas 1 dia. Vale à pena?

Com a primeira excursão do ano de 2018 para Piúma, no sistema bate e volta, …

Climatempo aponta: chuva no Sudeste neste fim de semana

  O Climatempo informa que a tão esperada chuva vai acontecer neste sábado na Região …

Guarapari: O sonho mineiro de verão!

  Em comemoração aos 126 anos de nossa querida Guarapari, o Blog do Tribuna republica …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: