Home » Destaques » Guarapari: O sonho mineiro de verão!

Guarapari: O sonho mineiro de verão!

  Em comemoração aos 126 anos de nossa querida Guarapari, o Blog do Tribuna republica matéria em sua homenagem.

Guarapari, no sul do Espírito Santo é a cidade que mais recebe visitantes de Minas Gerais. Listamos 23 praias pra você conhecer.

Com um litoral exuberante, Guarapari tem praias para todos os gostos e estilos. Durante o verão, quando a cidade está tomada por turistas, o burburinho maior se concentra nas praias  da Areia Preta e do Morro, repletas de bares, quiosques, jovens e famílias. Os descolados seguem para Meaípe, onde o badalação acontece em clima de vila de pescadores, ou para Enseada Azul, point da paquera. Já os que querem sossego tomam a direção Norte, onde estão os cenários mais calmos, como Três Praias e Setiba.

Mas, o balneário mais famoso de todo estado, tem muito mais do que isto: Guarapari possui mais de 30 praias e boa rede hoteleira e algumas, praticamente desconhecidas pela grande maioria dos turistas. Segundo últimos dados, a cidade, que tem pouco mais de 105 mil habitantes, chega a receber cerca de 1 milhão de pessoas nos meses do verão.

Para você que está ou ainda vai a Guarapari neste verão, aqui vai um pouco de informação das muitas praias que você pode visitar nesta temporada:

PRAIA DA AREIA PRETA

Praia da Areia Preta - Guarapari - Espírito Santo
É a praia mais famosa de Guarapari. Suas areias são escuras e ricas em monazita, com poder medicinal e alto teor de radioatividade. No final desta praia, vê-se um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável, que serve para esculpir objetos.
Suas areias escuras, são ricas em monazita e com alto teor de radioatividade. Dizem que elas têm propriedades medicinais, ajudando no tratamento de reumatismo e artrite, embora não haja comprovação científica.
Infra-estrutura da orla: Algumas barraquinhas no calçadão e iluminação noturna.É localizada no centro de Guarapari e tem a extensão: 675 metros.
PRAIA DAS CASTANHEIRAS
Praia das Castanheiras - Guarapari - Espírito Santo
A mais frequentada da cidade. É contornada, em toda sua extensão, por enormes castanheiras, origem de seu nome. Esta praia possui uma peculiaridade que são os arrecifes: Pedras à flor d´água. Estes mesmos arrecifes separam a Praia das Castanheiras da Praia do Meio.

Com 140 metros de extensão, o mar da Praia das Castanheiras é calmo e com águas claras, formando piscinas naturais devido à proteção dos arrecifes. Essa característica faz com que o local seja ideal tanto para as famílias com crianças, quanto para pessoas interessadas em mergulho.

Possui, em sua extensão, diversas castanheiras, de onde vem seu nome, formando uma grande sombra no calçadão e em parte da praia. Assim como a Areia Preta, também está localizada no centro de Guarapari.

Infra-estrutura da orla: Algumas barraquinhas no calçadão e iluminação noturna.

 

PRAIA DE SANTA MÔNICA

Praia de Santa Mônica - Guarapari - Espírito Santo

A 5 Km do centro de Guarapari, com acesso pela Rodovia do Sol, a Praia de Santa Mônica tem 2,5Km de extensão.
A praia de Santa Mônica é caracterizada por seu mar tranquilo e limpo e pelas casuarinas e castanheiras que estão espalhadas por sua margem.
Por ser urbanizado, o local dispõe de excelente infra-estrutura para receber os visitantes, dispondo de bares, restaurantes e quiosques. É um ambiente
harmonioso, perfeito para ir com a família e crianças.

PRAIA DE SETIBA
Praia de Setiba - Guarapari - Espírito Santo
A 12 Km do Centro de Guarapari e com aproximadamente 800 metros de extensão, a Praia de Setiba mais parece uma grande e muito bem tratada piscina. A infraestrutura não deixa nada a desejar, com quiosques com banheiro e a saborosa comida capixaba,
Praia de Setiba faz parte do Parque Estadual Paulo César Vinha, que abrange ainda as praias de Setiba Pina, Setibão, D’Ulé e Praia do Sol. São pequenas enseadas de água transparente, praticamente sem ondas, em meio a lagoas, restingas, dunas e arquipélagos.
PRAIA DO MORRO
Praia do Morro - Guarapari - Espírito Santo
Com quatro quilômetros de extensão, é uma das maiores de Guarapari. Urbana e muito movimentada no verão, tem calçadão, quadras esportivas e quiosques, além de sombra de coqueiros e amendoeiras. A praia intercala trechos calmos com outros de ondas fortes. Repleta de bares e restaurantes e iluminação noturna, é badalada também durante a noite na alta estação. Fica a quatro quilômetros do Centro.
A praia possui trechos ideais para prática de surf, windsurf e bodyboarding.
PRAIA DOS NAMORADOS
Praia dos Namorados - Guarapari - Espírito Santo
Localizada no centro de Guarapari, entre as praias das Castanheiras e das Virtudes, a Praia dos Namorados tem apenas 75 metros de extensão e recebe diversos visitantes durante a alta temporada. Possui uma faixa de areia clara e mar tranquilo e de águas cristalinas. Alguns coqueiros e outras árvores enfeitam o lugar, além de fornecer sombra para alguns visitantes. Durante o verão, a praia fica bastante movimentada, com um grande colorido formado pelos guarda-sóis dos turistas. Com boa infraestrutura, possui quiosques e restaurantes próximos, que servem bons pratos e petiscos, além de disponibilizarem banheiro para seus clientes.
PRAIA DE GUAIBURA
Praia de Guaibura - Guarapari - Espírito Santo
No final da Praia do Riacho surge a Praia de Guaibura, de areias claras e fofas com águas calmas e cristalinas. Primeira praia da Enseada Azul.
Infra-estrutura da orla: Barraquinhas que servem petiscos e bebidas e restaurantes.
A praia de Guaiabura tem 800 metros e é localizada a 6km da sede de Guarapari, seguindo pela Rodovia do Sol, em Nova Guarapari, próximo ao Posto Verano entre na Avenida Viña Del Mar e siga a sinalização.
PRAIA DE BACUTIA
Praia de Bacutia - Guarapari - Espírito Santo
Considerada uma das melhores praias de Guarapari, a praia de Bacutia tem 450 metros de extensão e atrai diversos turistas durante a alta temporada, em sua maioria famílias. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar azul tranquilo, ideal para crianças e idosos, que podem se banhar sem preocupação. É uma praia bastante urbanizada, com um belo calçadão e prédios de alto padrão próximos. Cercada por vegetação nativa bastante preservada, possui ainda coqueiros que enfeitam a orla
Localização: Em Nova Guarapari, a 7km da sede de Guarapari, com acesso pela Rodovia do Sol, em Nova Guarapari, próximo ao Posto Verano entre na Avenida Viña Del Mar e siga a sinalização.
PRAIA DE MEAÍPE
Praia de Meaípe - Guarapari - Espírito Santo
Meaípe fica  a 8,5km da sede de Guarapari, seguindo pela Rodovia do Sol e tem 4 km de extensão.
Sua vida noturna  é bastante movimentada durante a alta temporada. Em Meaípe se localiza a Multiplace Mais, uma das casas noturnas mais procuradas do litoral capixaba.
A infra-estrutura da orla possui barraquinhas, bares e restaurantes que servem, entre outros pratos, a tradicional moqueca capixaba e o famosos bolinho de mandioca de Meaípe.
Meaípe fica  a 8,5km da sede de Guarapari, seguindo pela Rodovia do Sol e tem 4 km de extensão.
PRAIA DO ERMITÃO

Praia do Ermitão - Guarapari - Espírito Santo

Águas tranquilas e cristalinas, ótimo local para quem busca sossego e liberdade para crianças.
Infra-estrutura da orla: Barraquinhas, bares e restaurantes que servem, entre outros pratos, a tradicional moqueca capixaba e o famosos bolinho de mandioca de Meaípe.
Localização: É uma pequena praia, com apenas 60 metros, que tem acesso pela Praia do Morro e fica atrás do Morro da Pescaria.

PRAIA DAS VIRTUDES

Praia das Virtudes - Guarapari - Espírito Santo

No centro de Guarapari, a praia tem apenas 70 metros e é muito frequentada. Em sua orla, boa iluminação e quiosques.
De grande beleza, sua areia é clara e fofa, e o mar tranquilo, que varia entre o verde e o azul dependendo do tempo. Com boa infraestrutura, possui pousadas, restaurantes e quiosques próximos.
É um bom lugar para visitar com a família, já que a praia está localizada no centro de Guarapari, o que oferece ao visitante grande opção de comércio e transporte.
PRAIA DA FONTE
Praia da Fonte - Guarapari - Espírito Santo
Praia de águas tranquilas entre as pedras.
Localizada no centro de Guarapari, a Praia da Fonte, que tem apenas 100 metros, não possui restaurantes, quiosques ou barraquinhas em sua orla, a praia é pouco sombreada e de águas calmas.
PRAIA DE MUQUIÇABA (PRAINHA)
Praia de Muquiçaba (Prainha) - Guarapari - Espírito Santo
Localizada no bairro com o mesmo nome, a praia de Muquiçaba tem em suas extremidades a Agência da Capitania dos Portos e, na outra, distante o Hotel Porto do Sol. Suas águas são as mais tranquilas de toda a região, contudo não indicado para banho.
A praia tem 360 metros de extensão e a orla conta com calçadão, postos salva-vidas e uma pracinha. Durante o verão, a vida noturna no local é muito movimentada.
PRAIA DE SETIBA PINA
Praia de Setiba Pina - Guarapari - Espírito Santo
Praia de grande beleza natural, com faixa de areia inclinada, dunas, restinga e castanheiras, tem 700 metros de extensão e dispõe de quiosques e restaurantes em sua orla.
Localizada no bairro de Setiba, tem acesso por faixa de areia, em uma estrada de terra de 800 metros.
PRAIA DOS ADVENTISTAS

Praia de águas tranquilas.
Com uma extensão de apenas 400 metros, a Praia dos Adventistas possui uma Colônia de Férias que oferece a seus frequentadores todo o conforto. A praia é muito tranquila e com águas rasas. Há uma pequena ondulação à tarde, mas não chega a ficar forte.

O acesso é pela Rodovia do Sol em direção ao sul, seguindo a antiga entrada principal das Três Praias.

PRAIA DA FONTE
Praia da Fonte - Guarapari - Espírito Santo
Praia de águas tranquilas entre as pedras.
Localizada no centro de Guarapari e com apenas 100 metros de extensão, a Praia da Fonte tem águas calmas e pouca sombra. Em sua orla não há quiosques ou barraquinhas. Apenas em sua proximidade.
PRAIA DOS PADRES
Praia dos Padres - Guarapari - Espírito Santo
Escondida atrás de um pequeno morro coberto por uma mata e entre as pedras que separa as praias de Bacutia e Meaípe.
Com uma extensão de 142 metros, a Praia dos Padres tem águas translúcidas esverdeadas contornadas por recifes de corais e grandes pedras. Fica praticamente oculta atrás de um pequeno morro coberto por uma mata e entre as pedras que separa as praias de Bacutia e Meaípe.
Suas areias são sombreadas por castanheiras em todo o seu redor com um pequeno bosque. É muito procurada por turistas durante a alta temporada. Com uma boa faixa de areia clara, possui mar tranquilo com pequenas ondas, de cor azul esverdeado.
PRAIA DE MUCUNÃ OU PERACANGA
Praia de Mucunã ou Peracanga - Guarapari - Espírito Santo
Essa praia, que possui 960 metros de extensão, juntamente com as de Bacutia e Guaibura, formam a Enseada Azul de Guarapari.
Praia com vasto litoral e grande beleza, é muito procurada por turistas durante a alta temporada. Com uma boa faixa de areia clara, possui mar tranquilo com pequenas ondas, de cor azul esverdeado.
PRAIA DO CAMPING DE SETIBA
Praia do Camping de Setiba - Guarapari - Espírito Santo
Separada por uma pedra da Praia de Setiba esta pequena praia, de apenas 150 metros, é um recanto que merece ser admirado.A Praia de Setibinha está localizada ao sul da orla de Setiba, onde há uma área de camping. É uma praia com uma extensão pequena de areia e águas tranquilas, sem ondas
PRAIA DOS CORAIS
Praia dos Corais - Guarapari - Espírito Santo
A Praia dos Corais é uma enseada de 26 metros de extensão protegida pelo Morro do Una. Com as águas azuis e areias de um dourado especial, só encontrado em uma praia selvagem,  o local é paradisíaco, encantador e inesquecível.
Não há quiosques ou bares no local, que fica após a Praia dos Eduardos .
O melhor acesso é pela Praia do Camping. O visitante precisa estar preparado para uma caminhada de mais de 800 metros sobre as pedras, mas a bela paisagem compensa todo o esforço. Leve água. Por ser completamente deserta, a praia não conta com nenhum tipo de serviço
PRAIA DAS PEDRAS
Praia das Pedras - Guarapari - Espírito Santo
Praia de paisagem natural e praticamente intocada pela civilização, enseada de mar azul composta por vários rochedos, areia dourada e coberta por conchas. Acesso difícil, parada obrigatória para os aventureiros e amantes da natureza. A praia é deserta e tem 74 metros de extensão.
PRAIA DOS EDUARDOS
Praia dos Eduardos - Guarapari - Espírito Santo
A Praia dos Eduardos  tem apenas 14 metros de extensão e é mais um paraíso escondido atrás dos paredões rochosos do morro do Una. O acesso a praia só pode ser feito por uma passagem entre fendas nas pedras. Vale apena escalar o morro para conhecer este paraíso de águas de um cristalino azul esverdeado e areias douradas, rodeada por mata de restinga nativa que compõem este cenário impressionante.
PRAIA DO UNA
Praia do Una - Guarapari - Espírito Santo
Localizada no bairro do mesmo nome, ao lado da praia de Santa Mônica, a Praia do Una possui 20 metros de extensão. Encrustada entre rochas e uma vegetação bem preservada. Ideal para quem busca um local tranquilo e mais reservado. A pequena praia praticamente desaparece quando a maré esta cheia.
Agora é só arrumar a bagagem, escolher o roteiro e aproveitar as férias!
Val Oliveira / Blog do Tribuna
Fotos: terracapixaba/TripAdvisor/D&D Mundo Afora/ Praias 360/guaraparivirtual/feriasbrasil/loucosporpraia/Hilquias Darcley

Veja também

Veja matérias em vídeo sobre o acidente em Guarapari

Começam a ser veiculadas matérias em vídeo sobre sobre o acidente em Guarapari, ocorrido na …

Divulgado nome da 1ª vítima fatal do acidente em Guarapari

O nome da 1ª das 15 vítimas fatais do trágico acidente em Guarapari é o …

Polícia Rodoviária confirma 15 mortos em acidente na BR-101

Acidente na BR-101 aconteceu na manhã desta quinta-feira em Guarapari. Número de mortos ainda pode …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: