Home » Destaques » Itaperuna: inauguração do PETI no distrito de Aré

Itaperuna: inauguração do PETI no distrito de Aré

Prefeitura de Itaperuna inaugura mais uma unidade do PETI.  Distrito de Aré foi o beneficiado.

ITAPERUNA, RJ – A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Educação, não tem medido esforços para continuar avançando em diversos setores, dentre eles, na área de ação social.

Na segunda-feira, 26, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, acompanhado da secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, Loíde Estides, e demais autoridades, participou da inauguração de uma unidade do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) no distrito de Aré, que está funcionando na Rua Antônio Alves de Oliveira Goda, 107.

1 (22)

 

Segundo o prefeito Alfredão, o PETI é um dos importantes programas instalados no município e está presente em diversos bairros e distritos.

– O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil está sendo ampliado. É um programa muito importante em nosso município e estamos avançando por bairros e distritos de Itaperuna. A Secretaria de Ação Social tem feito um trabalho excelente e isso nos orgulha muito. Mais uma vez quero parabenizar a secretária Loíde e toda a equipe da Secretaria de Ação Social – diz Alfredão.

A secretária Loíde Estides ressaltou a sua satisfação por mais esta conquista.

– Esta é mais uma importante conquista para o município e isso nos deixa muito feliz. Graças a Deus temos tido o privilégio de contribuir com o próximo, oferecendo oportunidades na formação cidadã. É preciso que a sociedade saiba que estamos trabalhando diariamente, com afinco, para atendermos a todos, bairros e distritos – reforça a secretária.

Além de inúmeras unidades do PETI instaladas em bairros e distritos, a Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação mantém unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – O PETI articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa realiza acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.

O PETI está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços socioassistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares; e monitoramento (site mds.gov.br).

 

Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

[slideshow_deploy id=’17160′]

 

 

Veja também

Jovem médica morre em Itaperuna. Suicídio?

Jovem médica é encontrada desacordada no interior de seu apartamento no centro de Itaperuna. Tentativas …

Cabo PM de Itaperuna é morto por bandidos em Macaé

Bandidos trocam tiros com integrantes do 32ºBPM em Macaé. No confronto, policial é atingido na …

Festival Gastronômico Sabores do Noroeste

Festival Gastronômico Sabores do Noroeste em Itaperuna será neste final de semana (10 a 12 …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: